A metodologia 5W2H, é uma forma ou também ferramenta de gestão estratégica no planejamento da empresa que te ajuda a resolver alguns problemas administrativos e gerenciais, essa metodologia pode ser aplicada em formato de planilha ou plano de negócios.

Essa metodologia costuma ser aplicada para garantir que todos os passos do trabalho vão ser executados corretamente, funciona como uma espécie de mapa, que auxilia qual é o próximo passo para a resolução da questão.

Agora você me pergunta o porque desse nome “diferente”, ele vem do inglês e tem a seu nome como a sua própria aplicação:

5W:

  • What: O que será feito?
    • Objetivos;
    • Etapas;
    • Fases.
  • Why: Por que será feito?
    • Justificativas;
    • Desafios;
    • Benefícios;
    • Resultados Esperados.
  • Who: Por quem será feito?
    • Recursos Humanos;
    • Responsáveis;
    • Equipes;
    • Funções.
  • Where: Onde será feito?
    • Local;
    • Área;
    • Departamento;
    • Contexto.
  • When: Quando será feito?
    • Tempo;
    • Cronograma;
    • Prazos.

2H:

  • How: Como será feito?
    • Método;
    • Atividades;
    • Processos;
    • Sustentabilidade.
  • How Much: Quanto irá custar?
    • Quantidade;
    • Variáveis;
    • Custo.

A planilha 5W2H, te ajuda a fazer um mapeamento das atividades que tem que ser realizados em cada passo da resolução do seu “Problema”. Essa metodologia pode ser aplicada nas mais diversas questões da sua empresa, desde uma contratação de um novo funcionário a um plano para fazer uma grande reforma ou parceria em sua empresa.

Não importa o tamanho da sua empresa, esse método pode ser utilizado para todos os portes de empresas, para otimizar os processos.

Essa ferramenta, não tem um único modo correto de ser aplicado, mas sim caminhos sugeridos a adotar.

Um bom exemplo é antes de tudo, que o gestor deve considerar um plano estratégico no qual traga as respostas previamente pensadas sobre os problemas que deseja resolver.

Uma boa prática é contar com o auxílio dos colaboradores nesse processo.

Podem participar tanto funcionários direta ou indiretamente envolvidos no problema em questão.

Então monte a sua planilha e discute os pontos e respostas fazendo um Brainstorming com os seus colaboradores, pois assim eles podem levantar ideias diferentes e pontos diferentes de cada área dos 5W2h.

Marketing