Algumas dicas para não fazer feio na hora de buscar crédito para sua empresa.

22 de novembro de 2016
Algumas dicas para não fazer feio na hora de buscar crédito para sua empresa.

Seja para investimentos em infraestrutura, maquinário, contratações, matéria-prima, capital de giro, seja para honrar compromissos com fornecedores, o crédito possui grande importância para as empresas.

No entanto, não é de hoje que a obtenção de crédito no Brasil é um dos grandes desafios das micro e pequenas empresas.

Devido às dificuldades em conseguir empréstimos e financiamentos nos bancos, muitas PMEs acabam optando por alternativas com juros mais altos, como o cartão de crédito e cheque especial, o que pode vir a se tornar um verdadeiro “tiro no pé” com o tempo.

Não são poucos os investidores que se queixam das dificuldades em obter crédito junto às instituições financeiras.

Enquanto isso, na outra ponta os bancos dizem que, muitas vezes, o empresário não possui um planejamento e justificativas claras para a obtenção do crédito.

Por isso, é de extrema importância que os empreendedores e gestores das empresas saibam como a concessão de crédito funciona, onde obter e quais as modalidades disponíveis no mercado.

É importante separar documentos e comprovações que estejam ligados à finalidade do empréstimo que você pretende obter.

Por exemplo, se você vai investir em matéria-prima, tenha diferentes orçamentos de diferentes fornecedores para apresentar.

A partir da sua solicitação, a instituição financeira usará seus dados para analisar não apenas o montante de crédito que será liberado, no caso de uma resposta positiva, mas também as taxas de juros cobradas e o prazo limite para quitação da dívida.

Tenha em mente uma coisa, antes de mais nada: quem empresta dinheiro espera receber o valor de volta com os devidos juros e correções.

Portanto, procure sempre se colocar no lugar da instituição para a qual está solicitando crédito: mostre como o crédito será usado, que retornos financeiros trará e como você pretende pagar a dívida.

E fique atento(a) aos erros mais comuns na hora de buscar crédito para empresa e o melhor de tudo; não cometa-os:

 

O fácil nem sempre é o melhor!

Como mencionado anteriormente, muitos empresários optam por utilizar o cheque especial e o cartão de crédito como formas de obter dinheiro para o negócio.

Como bem sabido, essas modalidades cobram juros abusivos e não priorizam o longo prazo, por isso faça o possível para evitar utilizar esse tipo crédito, pois, apesar de ser relativamente cômodo, sai caro.

 

Simule antes de sair pedindo crédito.

É muito importante simular como a empresa quitará as parcelas da dívida, pois só assim você terá certeza se conseguirá arcar com elas ou não.

Dependendo do resultado dos cálculos, pode-se optar por estender o prazo e negociar as demais condições do empréstimo.

 

Não misture alhos com bugalhos: cuidado com o empréstimo pessoal.

Misturar as finanças pessoais com as da empresa é um erro bem básico, primário até, e essa regra vale inclusive para os empréstimos.

Assim sendo, você deve evitar o uso do crédito pessoal pré-aprovado para os negócios, até porque os juros são bem piores.

 

Controle o financeiro, senão nada feito!

Quando a empresa faz um controle rigoroso do fluxo de caixa, fica fácil identificar as reais necessidades de capital, acredite, esse é um ponto que conta muitos pontos a favor na hora de negociar com o banco.

E esse ponto também vale após o empréstimo, auxiliando no pagamento. Por isso é importante ter um controle rígido e certeiro do seu fluxo de caixa.

Uma forma de fazer isso de modo efetivo é utilizando o que há de mais moderno em software de gestão.

O NxFácil por exemplo, é um sistema totalmente online especializado que não só torna o controle muito mais simples, como também facilita e ajuda na hora de analisar a situação da empresa.

 

Tudo eu posso, mas nem tudo me convém: escolha o empréstimo adequado ao porte de sua empresa.

É preciso estar atento(a) ao tipo de modalidade de empréstimo que sua empresa busca.

O tamanho das atividades da empresa também influencia no tipo de empréstimo a ser obtido, já que existem algumas modalidades exclusivas para grandes negócios, enquanto outras são voltadas para as micro e pequenas empresas.

Embora a obtenção de crédito ainda seja um dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores brasileiros, é possível sim, conseguir empréstimos desde que haja controle, planejamento e demonstração da real situação financeira do empreendimento.

Com a postura correta, a empresa poderá demonstrar à instituição financeira que terá totais condições de arcar com seus compromissos e que o crédito concedido será usado de forma séria.

O importante é que o empreendedor compreenda que o planejamento não serve apenas para convencer o concessor do crédito, e sim para nortear as atividades da empresa em todos os sentidos.

Utilizando os empréstimos da maneira certa, sua empresa terá cada vez mais oportunidades para captar recursos a juros e prazos mais atrativos. 😉