O monitoramento da concorrência é um fator muito importante em toda empresa. Grande parte dos empresários que abrem negócios no Brasil, não podem dizer com toda segurança que dominam totalmente o seu mercado, por mais que tenham grande atividade e experiência de mercado, sempre tem um concorrente em vista. É muito importante estar sempre de olho e pesquisar os seus concorrentes de uma forma ampla.

Pesquisa de Concorrência.

A pesquisa de concorrência nada mais é que uma pesquisa detalhada sobre os produtos e serviços que a sua concorrência está apresentando além de preços/ valores e o mais importante que é a o tipo de abordagem dos clientes.

As pesquisas sempre vão comprar esses pontos com o da sua empresa, assim você pode verificar os seus principais pontos de diferença entre os negócios, quanto mais você estiver diretamente envolvido no processo, maior será seu entendimento dos resultados obtidos nas pesquisas.

Isso é uma grande vantagem, pois favorece um planejamento estratégico focado em minimizar as fraquezas e consolidar as forças. Se realizado de maneira consistente e, principalmente, se convertido em ações de melhoria, esse trabalho permitirá que você ganhe uma fatia maior de mercado. Tenha isso em mente, acima de tudo, se você tem planos de expandir o negócio no futuro.

Tipos de Análise

Existem dois tipos específicos de análise que podem ser implementados pela sua empresa:

  • Concorrência direta: São as empresas que oferecem os mesmos produtos e serviços que a sua e querem fidelizar o mesmo público alvo que o da sua empresa.
  • Concorrência indireta: São os negócios com produtos e serviços semelhantes aos seus, mas que impactam o mesmo nicho de mercado.

Nem toda empresa que faz parte do mesmo segmento que a sua  é uma empresa concorrente. Algumas organizações não disputam o mesmo mercado que você. Mas, para que possa saber quais são as corporações que exigem cuidado, é interessante conhecer os produtos de cada uma de perto como dito anteriormente, testar a qualidade e o custo beneficio dela para a sua empresa.

Dedicar um tempo a fazer uma pesquisa dos potenciais concorrentes te ajudará a saber quais deles são mais preparados que a sua companhia. Observe que os compradores  de um determinado produto podem ser divididos em diferentes subcategorias que podem não ser os mesmos que os dos seus compradores, de acordo com o valor que pode e está disposto a pagar por um item.

Além de conhecer as estratégias e os principais produtos e vendas dos seus concorrentes que são voltadas para o relacionamento físico com os clientes, é importante ficar atento para as estratégias online. A internet é uma das melhores ferramentas para estabelecer contato com os clientes atualmente e, por isso mesmo, é que boa parte das organizações está no mundo digital.

Beijaflor

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Bruna Klaumann