Análise SWOT ou também conhecida como Matriz F.O.F.A. é a sigla para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). É uma ferramenta que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos esse tipo de analise vem crescendo muito e o ajuda a tomar decisões importantes e decisivas para a sua empresa.

O que é a análise SWOT?

A análise SWOT é uma matriz que te ajuda a organizar a empresa e ajuda a analisar os pontos a melhorar ou os pontos que são os mais fortes da sua empresa. Auxilia no planejamento estratégico e na tomada de decisão. A analise leva em base fatores internos e externos da sua empresa

Essa analise ou matriz se dá envolta de quatro pontos principais.

  • Strengths: Forças
  • Weakness: Fraquezas.
  • Opportunities: Oportunidades.
  • Threats: Ameaças.

O Objetivo é deixar especificado quais são esses quatro pontos da sua empresa como um todo.

Forças (Strengths).

As forças representam os fatores internos da empresa, que são considerados como o ponto forte da empresa, o seu verdadeiro diferencial. O que torna a sua empresa especial e diferente da dos seus concorrentes no mercado atual.

Fraquezas (Weakness).

Assim como as forças, as fraquezas são fatores internos da sua empresa. As características internas que representam uma desvantagem em relação a suas concorrentes, os pontos fracos e sensíveis da organização e que precisam ser melhorados. Exemplos: gastos elevados, distância da fábricas referente a loja comercial, equipamentos com tecnologia ultrapassada, elevado índice de rotatividade de funcionários, trabalho muito acumulado em um funcionário ou em muitos.

Oportunidades (Opportunities).

Oportunidades são já no meio externo. Oportunidades é todo o leque de negócios, que a sua empresa pode abranger e que vão trazer pontos positivos para a sua empresa. Que podem ser desde a queda de impostos a alta procura de um produto.

Ameaças (Threats).

As ameaças também são fatores externos a sua empresa, o que pode te afetar de forma externa trazendo instabilidade e pontos negativos a sua empresa. As ameaças podem ser, novos competidores, mudança de Leis vigentes e parâmetros regulamentadores.

Fatores Internos

Os fatores internos, como o próprio nome diz, são os fatores que estão dentro dos setores da sua empresa, é bom pegar uma pessoa de cada setor e fazer uma analise detalhada sobre.

Os fatores internos utilizam as duas primeiras letras Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness). As forças e as fraquezas da sua empresa devem ser analisadas aqui quanto for utilizada essa matriz

Exemplos de fatores internos:

  • Maquinários.
  • Instalações.
  • Funcionários.
  • Cultura da organização.
  • Carteira de clientes.
  • Tecnologias empregadas.
  • Localização.

Fatores Externos.

Os fatores externos se referem ao cenário em que a empresa se encontra, tudo aquilo que está fora de suas paredes, que pode ser os seus “Vizinhos”, comércios, condições climáticas, políticas .

Fatores externos à sua empresa também merecem muito a sua atenção, pois esses fatores têm grande influência sobre os negócios e precisam ser igualmente avaliados.

Eles ficam com as duas ultimas letras da análise SWOT: as Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Exemplos de fatores externos:

  • Mudanças climáticas.
  • Leis.
  • Políticas governamentais.
  • Taxa de câmbio.
  • Desastres naturais.
  • Taxa de juros.
  • Crise econômicas.

A ferramenta é fácil e completa, o que pode se tornar difícil e realmente colocar no papel as suas dificuldades e os pontos que negativos da sua empresa. Mas essa matriz de analise veio justamente para você analisar muito bem o passo a seguir e colocar os pés no chão, identificando os pontos com mais dificuldade do processo.

A análise SWOT é uma aliada de seu negócio e deve ser utilizada sempre que for necessária para a tomada de decisões na empresa. Portanto, reúna a sua equipe e converse com ela sobre esse tema e sua importância para o crescimento não só empresarial, como profissional de cada um.

Com um conhecimento profundo sobre o negócio, certamente, ele se tornará mais maduro e o trabalho de todos crescerá.

O que achou da analise SWOT? Conta para a gente!

E já sabe caso tenha dúvidas, chama a gente no chat.  😀

Beijaflor

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