O que é Backoffice?

Como o próprio nome sugere, Backoffice Back, em  inglês, significa “atrás”, e office tem o significado de “escritório”. Nada mais é do que o serviço que não tem contato diretamente com o cliente, ou seja a linha organizacional e quase principal da empresa.

Podemos considerar como Backoffice os departamentos que dão o suporte para o funcionamento geral da empresa, como contabilidade, recursos humanos, informática, almoxarifado. O Backoffice reúne o pessoal que trabalho “por trás”, nos bastidores, por isso também é chamado de retaguarda.

O Backoffice é quem garante as operações necessárias de qualquer empresa, fornecendo eficiência operacional, um melhor relacionamento através de contatos indiretos, uso de equipamentos e máquinas.

Sem um Backoffice bem gerido nenhum outro setor funciona corretamente, e como deveria trazendo mais problemas do que melhorias para a empresa.

O Backoffice é responsável para que tudo funcione em plena harmonia, para que tudo isso permita que a empresa cresça de forma organizada e concisa com os setores alinhados.

Vantagens do backoffice são:

  • Maior eficiência operacional, pois com menor contato a operação é focada;
  • Melhor relacionamento, a partir de contatos indiretos, diminuindo a possibilidade de o cliente perceber as falhas durante o processo.
  • Maior automação de processos, uso de equipamentos e máquinas no processo, uma manufatura pode ser totalmente feita por máquinas, quanto que no comércio existe a necessidade de atendentes.

Backoffice em Informática.

Na área de informática, Backoffice é o núcleo do sistema, as funções que o próprio sistema gerencia e que não são atributos do usuário final. Possuindo tarefas específicas, o Backoffice coordena as atividades necessárias ao usuário, gerenciando as operações, seja de uma loja, empresa ou mesmo um web site.

O Backoffice se tornou tão necessário na informatica que até já possui um profissional específico para tal tarefa na empresa como um todo, o analista de BackOffice, que faz a análise dos processos internos do sistema, cria os relatórios operacionais e gerenciais como custos e melhorias, dá o tratamento necessário às reclamações ou solicitações de clientes e faz todo o serviço de suporte aos funcionários do Front Office.

Qualquer problema que venha a ocorrer no backoffice prejudica todo um sistema, serviço, website, pois os arquivos, muitas vezes, são retirados dele e o backoffice precisa estar sempre em funcionamento para dar suporte as pessoas.

Também entre suas obrigações principais muitas vezes está o tratamento de e-mails e a manutenção e atualização dos arquivos do sistema, que devem estar sempre em perfeitas condições para o atendimento, produção, vendas ou prestação de serviços.

Beijaflor

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