O ciclo dito PDCA é uma forte ferramenta de gestão que tem como significado Plan, Do, Check, Act (Planejar, Fazer, Checar e Agir) e tem como objetivo a melhoria contínua em processos, da empresa como um todo.

Esse ciclo foi criado por Walter A. Shewart, na década de 20, mas ele se tornou conhecido quando William Edward Deming, um dos mestres da gestão de qualidade, espalhou o conceito pelo mundo. Por esse motivo, o ciclo PDCA ficou conhecido a partir da década de 1950 como Ciclo Deming.

Esse ciclo é dividido em quatro passos que como dito anteriormente são conhecidos como Plan, Do, Check, Act.

Plan – Planejar.

A primeira etapa que tem como objetivo Planejar, define quais serão os próximos passos a seguir, planos de negócio e quais serão as metas que serão compridas com o ciclo ou seja: Planejar, chegar, agir e fazer.

Também é nesse momento que será definido os indicadores de desempenho, que mostrarão se o objetivo final está mesmo sendo alcançado. Os indicadores deverão ser  um meio claro pelo qual é possível avaliar o andamento dos resultados.

Outro ponto importante dessa etapa de planejar é definir o planejamento que será usado para encontrar a solução desejada e para também desenvolver o plano de ação.

Do – Fazer

Com todas as metas definidas e planos de ação já no papel e completos, e a hora de fazer tudo o que foi determinado.

Se acontecer de o que foi planejado anteriormente, não for possível de ser executado é bom voltar ao passo anterior e revisar o plano que foi montado, para se enquadrar melhor na empresa e nas possibilidades atuais.

Se tudo saiu perfeito e seu plano está rodando é hora de ir para o próximo passo que é o Check, hora de checar a rentabilidade do seu plano de negócios ou ação.

Check – Checar.

A passo checar inicia junto com a etapa de execução do plano de ação. A razão disso é que quanto antes os resultados forem checados, mais rápido sua equipe saberá se o plano deu certo ou não.

Durante essa etapa sua equipe precisa monitorar cada atividade do plano de ação e comparar o planejado com o que foi de fato realizado.

O objetivo é identificar diferenças e problemas que podem ser resolvidos em um próximo ciclo e também oportunidades de melhoria que podem ser implantadas no futuro ou na próxima vez que for criada essa rotina.

A análise feita na etapa checar irá mostrar se os resultados obtidos estão conforme o que foi planejado ou se há a necessidade de ajustar o caminho.

Act– Agir

Caso as metas planejadas sejam atingidas começa a etapa agir e com isso sua indústria irá tornar o plano aplicado no projeto como o padrão conforme foi estabelecido lá no primeiro passo que é o de planejar.

Se algo não saiu conforme planejado, é preciso agir de forma corretiva sobre os problemas, e voltar ao planejamento para que haja a devida correção.

Processo de melhoria contínua 

PDCA é um ciclo logo ele nunca acaba, está sempre em processos de melhorias constantes, para que tenha melhor resultado, ele trabalha com a questão de que nada está perfeito, sempre existe a possibilidade de melhoria.

Após acabar um ciclo, um novo deve ser iniciado, trabalhando sempre com a questão de processo de melhoria contínua.

Beijaflor

www.nxfacil.com.br

Marketing