O tema de hoje é como usar as redes sociais para melhor promover a sua marca, como utilizar de monitoramento para sua empresa crescer mais no mercado. Hoje nós brasileiros em média passamos 3 horas dos nossos dias  usando o nosso celular, e por que não utilizar isso a nosso favor.

Independente da natureza das informações que você queira buscar em seu monitoramento – a própria marca, produtos, concorrentes ou pesquisa de mercado , é preciso seguir alguns passos para uma pesquisa de sucesso, com resultados consistentes e qualificados.

DEFINIR SEUS TERMOS DE BUSCA.
– Esse é o primeiro passo ao criar um monitoramento adequado nas mídias sociais. A escolha dos termos deve variar de acordo com a sua determinada estrategia de pesquisa, e é ela que fará o primeiro filtro adequado em seus resultados perante a pesquisa. Um exemplo seria em  uma análise de concorrência lembrando de utilizar as # (hashtags) que os seus concorrentes usam nas suas contas em redes sociais para você pesquisar.

ESCOLHER AS MÍDIAS SOCIAIS.
– A escolha das mídias que serão monitorados também é um passo muito importante. Além da busca pelo feed das redes sociais mais comuns, é bom adicionar por exemplo, as páginas que você ache interessante compartilhar. Assim, é possível visualizar todas as interações públicas de usuários com as marcas.

TRABALHE COM FILTROS.
– Após criar o seu monitoramento, a utilização de filtros pode ajuda-lo a buscar informações específicas dentro de sua busca corporativa, você pode filtrar uma data para acompanhar por exemplo a repercussão de uma campanha realizada por sua marca ou por um de seus concorrentes. Ainda referente aos filtros, é possível buscar informações por palavras-chave, mídias sociais, nomes de usuários e outros dados.

UTILIZAÇÃO DE TAGS E CATEGORIAS.
– Com sua pesquisa rodando de forma eficiente, é interessante utilizar tags para categorizar as informações buscadas na pesquisa das suas paginas. Com elas, é possível separar as menções por temas mais comentados pelos usuários, identificar oportunidades de mercado e comparar informações em seus relatórios (Exemplo: reclamações, oportunidades de negócios aparentes, atendimento ao cliente, responder duvidas sobre o seu produto).

DEFINIR SUAS MÉTRICAS.
– Para acompanhar os resultados de seu monitoramento em tempo real ou na periodicidade que você preferir, é importante predefinir algumas perguntas que você queira responder com prioridade, ou que queira fazer um relatório. Alguns exemplos de perguntas:

  • Qual foi o numero de pessoas possivelmente impactadas pelas menções sobre minha marca nas redes sociais?
  • Com relação aos usuários, qual é  a localização com  o maior numero de pessoas comentando sobre a sua marca?
  • Quem são os usuários que mais falam sobre minha marca e os que tem maios credibilidade?
  • Quais são as palavras mais utilizadas pelos usuários ao mencionarem a sua marca ?

ATENÇÃO COM AS MENÇÕES POSITIVAS, NEGATIVAS E NEUTRAS.
– As mídias sociais são um ambiente democrático onde quem tem o poder de elogiar, criticar e sugerir melhorias é o cliente. Mesmo parecendo um ambiente hostil para algumas empresas, a realidade é que é possível (e muito recomendado) se beneficiar das opiniões dos seus clientes. Se sua empresa for capaz de resolver prontamente os problemas e reclamações, der destaque aos elogios e considerar as sugestões como feedbacks de melhoria, certamente estará no caminho certo.

AJUDA COM A  UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS.
– Hoje no mercado temos várias ferramentas que ajudam no monitoramento e no desempenho da utilização das redes sociais para a sua marca, muitos deles tem várias opções de relatórios de monitoramento. O que te ajuda muito no processo de monitoramento das suas redes sociais, assim você consegue analisar se o uso das redes sociais estão trazendo aspectos positivos ou não para a sua marca.

Fonte: Guia prático das novas ferramentas comerciais:menos mais do mesmo / [Alexandre Bastos Moreira Lima … et al.] – Porto Alegre: Bookmann, 2016. 

Juntamente com as redes sociais, o Sistema da Nxfácil trás muitos benefícios e funcionalidades para a sua marca/empresa. Um diferencial que se destaca juntamente com o nosso tema de hoje , é que temos vários tipos de atendimento ao cliente, temos chats online, E-mails, WhatsApp e várias contas nas redes Sociais. O que traz a você uma experiencia muito positiva no nosso sistema.
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Bruna Klaumann