Tenha todo controle das entradas e saídas do seu estoque!

31 de janeiro de 2022
Tenha todo controle das entradas e saídas do seu estoque!

Muitas pessoas não sabem a importância de organizar seu estoque. Tanto a organização do estoque físico quanto a da sua parte administrativa são elementos fundamentais para trazer bons resultados à empresa. Uma empresa com um estoque desorganizado corre o risco de faltar mercadorias a seus clientes ou de perder dinheiro em mercadorias acumuladas.

 

O que é Controle de Estoque?

O controle de estoque é o controle de entradas e saídas de materiais do estoque físico. É muito importante saber qual a demanda das mercadorias ou materiais e evitar que falte ou sobre produtos.

 

Como funciona?

Para obter melhores resultados é necessário fazer registros periódicos das entradas e saídas dos seus produtos. Nele deverá constar a data de entrada ou saída do produto, a data de validade, o fornecedor do produto, a quantidade e o valor unitário da entrada ou saída.

 

Os erros mais comuns na gestão de estoque

 

 – Ter mercadorias faltando ou de sobra no estoque

Mercadorias a mais: “Acúmulo de estoque é dinheiro parado”, um produto guardado muito tempo no estoque pode se tornar obsoleto ou apresentar algum problema ao passar do tempo armazenado no estoque.

Se as mercadorias forem alimentos com data de validade, a questão se torna ainda mais complexa pois necessita de uma atenção dobrada para a data de substituição do produto e a quantidade a ser fornecida.

 

– Não utilizar nenhum controle ou software para gerenciar seu estoque

É possível anotar no papel ou em planilhas a movimentação de seu estoque, mas esse processo quando feito manualmente toma muito tempo do empreendedor, que em meio a tantas outras tarefas de sua rotina acaba não dando a devida atenção ao processo. Com a utilização de um software essa tarefa se torna ainda mais prática, pois na maioria deles o controle de estoque é referenciado às vendas, ou seja, cada vez que é feita a venda de um produto sua retirada é registrada no controle de estoque.

 

– Fornecer poucas informações dos produtos em estoque

Um produto e suas variações podem conter o mesmo preço, mas às vezes a cor de uma dessas variações demonstra ser mais procurada do que as outras cores. Se você tiver cadastrado apenas o nome e quantidade do produto, você não vai saber qual cor é preferência de seus clientes e pode acabar comprando produtos a mais em seu estoque.

 

Confira algumas dicas para ter o estoque organizado

  • * É recomendável que controle de entradas e saídas de materiais seja feito com periodicidade e sem faltas;
  • * Conter o registro de entrada ou saída da mercadoria;
  • * Quando houver qualquer saída de estoque (produção, troca ou transferência) é recomendável ter acompanhada a requisição de saída;
  • * Reduzir ao máximo a retirada de mercadorias sem a documentação do pedido e de quem retirou;
  • * Fazer uso do Inventário Rotativo periodicamente, para aumentar a precisão dos estoques da empresa e auxiliar no controle administrativo.

 

Vantagens de ter o estoque organizado

No estoque físico um estoque bem organizado melhora o armazenamento dos produtos, facilita a identificação e ajuda a prevenir danos à mercadoria.

No controle administrativo possibilita identificar quais são os produtos com maior destaque em vendas, encoraja a negociar descontos com fornecedores para compras em grande parte dos produtos mais vendidos e ajuda a prevenir extravio de mercadorias.

Um estoque bem organizado, tanto físico quanto a parte administrativa, próspera para o crescimento da sua empresa. Evita que você perca dinheiro na compra de produtos que não sejam preferência de seus clientes. Ajuda a conhecer o que seus clientes estão buscando e a manter suas mercadorias bem conservadas melhorando sua qualidade para o cliente.  Portanto, se precisar de ajuda para seu controle de estoque, nós podemos te ajudar com a parte administrativa, cadastro de produtos, nota de entrada, pedidos de compra, saldo de estoque e muito mais.

 

 

Tenha todo controle das entradas e saídas do seu estoque!

 

TESTE GRÁTIS