Controle financeiro em 7 passos

1 de julho de 2017
Controle financeiro em 7 passos

Como fazer o Controle Financeiro da sua empresa?

O controle financeiro não é uma atividade complicada. Porém, exige uma certa dedicação, pois, caso exista a falta de informações, a gestão do dinheiro pode ser realizada de maneira incorreta. Além disso, os prejuízos derivados de um controle financeiro incorreto podem ser irreversíveis. Por isso, para não cometer erros, acompanhe abaixo como fazer o controle financeiro da sua empresa em 7 passos.

 

Passo 1) Faça Um Estudo Dos Rendimentos Da Empresa

Não dá para promover o controle de algo que você não conhece, não é mesmo? Levando isso em consideração, a primeira coisa a se fazer é um estudo de todos os rendimentos da empresa, ou seja, das receitas que entram em seu caixa. Determine um período de tempo, que pode ser mensal ou semestral para avaliar estes dados.

 

Passo 2) Realize Um Levantamento Das Contas Da Empresa 

Construa uma lista de todas as contas que devem ser pagas. Para que este processo seja mais eficiente, é recomendado fazer uso de notas fiscais, boletos e demais contratos, que sirvam para comprovar que uma dívida foi adquirida, qual o seu valor e data de vencimento.

 

Passo 3) Controle o Fluxo De Caixa Frequentemente

O fluxo de caixa nada mais é do que a quantidade de dinheiro que entra e sai da empresa. As informações que você precisa para fazer este controle já foram obtidas nos passos anteriores, então, basta reuni-las em um mesmo documento.

 

Passo 4) Determine Demonstrativos De Resultados

 

Um problema muito comum entre as empresas é se preocupar em oferecer tudo que o público-consumidor precisa, mas elas se esquecem de mensurar os preços dos itens adquiridos, o que pode encarecer-los e acabar ocasionando prejuízos financeiros. Por isso, é preciso determinar os demonstrativos de resultados, ou seja, o quanto cada produto custa aos cofres do estabelecimento.

 

Passo 5) Descobrir o Ponto De Equilíbrio é Fundamental

 

Uma das principais atividades é descobrir o ponto de equilíbrio, ou seja, o quanto ela pode gastar e cobrar pelos seus produtos, o que é capaz de trazer mais vantagens, tanto para você quanto para os seus clientes.

 

Passo 6) Trabalhe Bem o Dinheiro Da Empresa

 

Normalmente, as empresas que ficam estagnadas não sabem como aplicar os seus rendimentos. Para que isso não aconteça, é necessário aprender a trabalhar bem o dinheiro da empresa, ou seja, buscar soluções para multiplicá-lo. Tendo isso como base, realize investimentos que sejam capazes de alavancar os lucros da empresa, como é o caso de criar um novo produto ou segmentação.

 

Passo 7) Tenha Disciplina No Controle Financeiro

 

Não tem jeito, o controle financeiro só irá funcionar se a empresa tiver disciplina e estiver apta para exercer mudanças. Portanto, é preciso que todos os processos citados anteriormente sejam aplicados rigorosamente. Além disso, vale lembrar que os dados sobre as finanças da empresa devem ser atualizados, pois isso torna a análise e interpretação das informações muito mais assertiva, uma vez que qualquer erro pode alterar os resultados finais.

 

Para facilitar o controle financeiro de sua empresa além de você conhecer e aplicar esses 7 passos, o ideal é você contratar um software para ajudar no seu dia a dia, o Nxfácil pode te auxiliar nessas atividades.