Curva ABC: O que é e como utilizar.

19 de outubro de 2018
Curva ABC: O que é e como utilizar.

Já fizemos aqui no blog uma publicação sobre a importância da gestão do estoque, mostrando algumas dicas importantes para você melhor gerir essa área tão essencial da sua empresa. Agora vamos nos aprofundar um pouco mais, abordando a Curva ABC, que é uma análise muito importante para a sua empresa.

A curva ABC é um método de organização principalmente na qualidade de estoque, cujo objetivo principal é mostrar qual é o seu produto mais comercializado em determinados períodos ou em toda a atividade da empresa e  também é chamada de metodologia ABC, sistema ABC ou análise ABC.

A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância, os quais são normalmente em menor número. Os itens são classificados como:

  • Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total.
  • Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total.
  • Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total.

As vantagens de utilização da Curva ABC são inúmeras e com toda certeza trazem muitos benefícios:

 Estoque X demanda.

O sistema ABC no estoque fornece importantes informações sobre o giro dos itens. Com isso, é possível saber quais são as mercadorias com mais saída, o nível de lucratividade e quanto representam no faturamento da empresa, permitindo identificar quais produtos devem ser comprados em quantidade e frequência maior.

Assim, a gestão do estoque está sempre alinhada com a demanda dos clientes.

Geração de informações para a equipe de compras.

Com informações sobre a demanda, o setor de compras pode fazer aquisições inteligentes ao acessar dados que permitem entender como está a saída de cada item, reduzindo a quantidade de produtos que estão sobrando no estoque e os custos com manutenção dos mesmos.

Também planeja a reposição para que não aconteça nenhuma quebra, que são perdas de venda por causa da falta de itens no estoque.

Campanhas de marketing.

O marketing também é atingido positivamente quando as compras são feitas de maneira inteligente, já que terá melhor entendimento da situação para elaborar campanhas de divulgação e, principalmente, ações personalizadas para diferentes grupos de clientes.

Logística otimizada.

É possível criar processos mais adequados no estoque, de acordo com as particularidades de saída dos produtos. Essa organização levando em conta os dados da Curva ABC facilita o picking e agiliza as entregas.

Relatório ABC no Nxfácil.

Você sabia que no seu sistema NX, você pode gerar a curva ABC da sua empresa, apenas seguindo 3 passos? Confira aqui como gerar o relatório:

  1. No menu Produto clique em Relatório vendas.
  2. Selecione a posição desejada:
    1. Cliente.
    2. Vendedor.
    3. Produto/ Serviço.
  3. Clicar para gerar o PDF do relatório ABC.

Com apenas esses três passos o seu relatório ABC estará gerado, simples assim!

Beijaflor

www.nxfacil.com.br