Desvendando a Gestão de transporte.

27 de setembro de 2018
Desvendando a Gestão de transporte.

A gestão de transportes é a parte que lida com toda a logística e o controle da movimentação física de uma carga entre um ponto e outro. Gestão de Transporte é o planejamento de todas as ações do setor.

É possível determinar, antecipadamente, medidas para diminuir os efeitos dos riscos do transporte e os impactos que resultariam para a frota, reduzindo custo e tempo com a busca de soluções para os possíveis problemas.

Dicas para uma boa gestão de transporte.

Tenha um bom planejamento:

 É necessário implementar um bom planejamento para a gestão de transporte, que se comunique com os outros setores para que as informações sejam repassadas de forma errada.

Controle da Frota:

Para ter segurança em cada um dos procedimentos logísticos escolhidos para a gestão do transporte, é necessário realizar o rastreamento do caminhão, dessa forma, controlar a eficiência da empresa de transporte escolhida, a questão do prazo de entrega e manter os produtos bem conservados conta muito. Além disso, esse cuidado com a frota também pode ajudar a preservar a imagem da empresa como um todo. Pois uma vez que a empresa atrasa na entrega ou que o produto chega com defeito devido ao transporte acaba manchando o nome da empresa.

Conheça o mercado: 

Todos os dias novas empresas na área de transporte nascem e crescem, é sempre bom ter um diferencial e para isso é bom ficar de olho nas novas tecnologias e implementações que saem todos os dias para a área de transporte. Use a tecnologia a seu favor, acompanhe as principais novidades e atualidades em blogs, e-mails ou até mesmo no Youtube. Faça cursos e mostre que está preparado para superar obstáculos e encontrar soluções adequadas às exigências do mercado. O investimento em tecnologia ajuda na execução de atividades, permitindo que as decisões sejam tomadas com maior eficiência e segurança. Tendo como base os benefícios proporcionados pela tecnologia

Controle todos os seus gastos:

A parte fundamental de qualquer empresa é saber gerenciar os seus gastos, e para o transporte não poderia ser diferente. Tenha sempre documentado os seus gastos, principalmente a de manutenção dos caminhões ou gastos com frete. Veículos novos, um bom plano de manutenções, o uso de rotas mais eficientes e um bom gerenciamento de pneus são apenas algumas ideias que podem ajudar a solucionar essas dificuldades, otimizar o trabalho e melhorar os resultados.

Gerencie os riscos:

Conhecer o processo logístico é fundamental para evitar imprevistos. Por meio dessa atividade, torna-se mais fácil identificar quais são as ações que requerem um maior cuidado na execução e quais são as melhorias adequadas.

Procurar as melhores rotas:

O setor de transporte, necessita se basear no conhecimento das condições e características da rodovia. Uma vez que as condições das estradas brasileiras se configuram como uma das principais causas de atrasos e custos no transporte. Selecionar as melhores rotas com vista à eficiência operacional é uma medida para a redução de tempo e custo com as entregas.

Analisar empresas parceiras:

No mercado a parceria logística está presente em boa parte das atividades empresariais. Porém, a escolha do parceiro deve vir atrelada a uma série de análises referentes às condições operacionais e financeiras para que a seleção seja adequada e benéfica para todos.

E aí como anda a gestão do seu transporte? Conta aí para a gente!

Você sabia que a Nxfácil conta com manifesto de destinatário? Conheça mais clicando aqui: MDFe.

Beijaflor

www.nxfacil.com.br