Desvendando a Ordem de Produção

8 de junho de 2017
Desvendando a Ordem de Produção

Ordem de produção

A ordem de produção é um documento utilizado geralmente por indústrias no processo de fabricação de produtos.

Com a ordem de produção sendo utilizada no processo de industrialização, é possível controlar o estoque e os custos de um determinado produto a ser fabricado.

Uma ordem de produção possui todas as especificações de um produto, matérias primas necessárias, quantidades requisitadas e data para ser entregue o produto acabado.

Quais são os pontos necessários para executar o fluxo de uma Ordem de Produção?

  • Definir o que será produzido

Antes de fazer uma ordem de produção é necessário definir qual produto será fabricado, existem duas maneiras de fazer a ordem de produção:

  • Sistema de produção contínua
    Geralmente esse processo é executado para fabricação de produtos padronizados normalmente esse processo é utilizado para fabricação de produtos para estoque. Nesse caso a Ordem de Produção deve conter todos os dados necessários para que, ao chegar à produção, o operador saberá o que produzir. No sistema de produção contínua, deve-se observar a quantidade máxima e a quantidade mínima para o estoque, evitando pouco ou excesso de produtos no estoque.Também deverá observar o giro do estoque, seus períodos de maior e menor saída, para o gestor definir um volume de produção mais preciso.


  • Sistema de produção por encomenda
    Geralmente esse processo é executado para a fabricação de produtos não padronizados.
    São produtos específicos solicitados pelo cliente, e oriundo de um pedido de venda.

Uma mesma ordem de produção pode conter diferentes produtos e quantidades

  • Emitir a Ordem de Produção

Este documento dá início ao processo de fabricação de produtos, nenhum produto pode ser fabricado sem ter esse documento gerado.

  • Produção

Com a ordem de produção finalizada, inicia o processo de fabricação, passando pela separação no estoque dos itens necessários para a fabricação do produto, e indo para a fabricação de fato.

No processo de fabricação é importante registrar  a quantidade de produtos acabados, horário de início e fim da produção e algumas observações se necessário, como: Se teve parada de produção, se teve produtos com defeitos ou outras informações necessárias no processo de fabricação.

  • Registro

Finalizado a fabricação é importante registrar a ordem de produção para que a gerência possa analisar os custos da produção, o desperdício, o tempo utilizado para fazer um determinado produto, ou até para encontrar o lote de um produto com falha.

Com um software para a gestão das ordens de produção fica tudo mais simples no dia a dia, tal que o mesmo já controla estoque, pedidos de venda, financeiro, vendas, emissão de notas fiscais.

Precisa de um software que integre as ordens de produção com todo o resto da empresa contate a Nxfácil.