Dicas para começar com o pé direito a gestão de sua empresa no ano novo

3 de janeiro de 2018
Dicas para começar com o pé direito a gestão de sua empresa no ano novo

Começar o ano novo é sempre animador não é mesmo, parece que deixamos os problemas no ano que passou e iniciamos uma nova jornada rumo a “glória” rsrsr. Para dar aquela forcinha separamos algumas dicas valiosas para começar o ano novo com o pé direito:

 

   *Levante a atual situação financeira da sua empresa

Não há como elaborar um novo planejamento financeiro para sua empresa se você não souber qual é a real situação dela atualmente, do jeito mais detalhado possível.

Faça um levantamento de como anda seu serviço ou produto no mercado, se está sendo bem recebido por seus clientes, como está a qualidade e preço também.

Calcule seu patrimônio líquido é um passo fundamental para avaliar a saúde financeira da sua empresa e atingir seus objetivos.

Avalie atentamente todos os seus ativos e passivos ajuda a criar uma imagem clara de onde você está priorizando seus gastos atuais, como está poupando e onde será necessário fazer alterações nos hábitos de investimento.

Esse é o primeiro passo para iniciar um bom planejamento!

 

   *Avalie seu desempenho no ano que passou

Uma análise de desempenho da sua empresa em relação ao orçamento ou às expectativas que você teve no início do ano que passou permite estabelecer pontos de acerto e erro.

Analise o desempenho pretendido neste ano que entra em relação ao ano anterior, de forma a identificar as tendências de negócios, as áreas de progresso e as áreas de contínuo desafio.

Tome como referência o desempenho do seu negócio no ano anterior em relação aos seus concorrentes no mercado para identificar as áreas de oportunidade e os pontos fortes da sua empresa.

É importante avaliar, também, seu fluxo de caixa. O saldo em caixa foi adequado durante todo o ano? Os recebíveis foram cobrados em tempo hábil? A empresa teve tempo suficiente para pagar suas contas?

A partir dessa análise, desenvolva estratégias para evitar os mesmos problemas e manter o que deu certo.

   *Reveja suas metas para o novo ano

Ano novo requer novas metas e objetivos! Basicamente, quanto você quer que a sua empresa fature e quanto pretende investir para isso? Seja realista e estipule apenas o que for possível realizar.

Além disso, essas metas devem ser registradas no seu novo planejamento financeiro e você precisará esmiuçar os passos necessários para alcançá-las, bem como os prazos. Por meio desses registros, você poderá fazer o devido monitoramento de progresso.

 

   *Elimine gastos desnecessários

Essa é uma atitude fundamental para a saúde financeira da sua empresa, seja em planejamentos anuais ou mensais.

   *Verifique se há desperdício de material de trabalho na sua empresa.

   *Reveja os gastos excessivos com água, energia e outros serviços básicos.

   *Converse com seu contador e verifique se você não está pagando tributos desnecessários ou se há formas de fazer a compensação tributária.

   *Veja se você tem conseguido pagar todas as contas em dia para fugir dos juros.

   *Corte todo tipo de desperdício financeiro que possa haver.