Dicas para organizar o setor de compras da sua empresa

18 de abril de 2018
Dicas para organizar o setor de compras da sua empresa

A razão de todos nós quando abrimos o nosso próprio negócio, é poder ter o lucro voltado diretamente a nós o tempo todo. Mas não é bem assim,  não é só abrir um negócio e o lucro irá se gerar sozinho, existem diversas divergências e complicações em todo o momento da empresa, desde passos simples a coisas mais difíceis no âmbito empresarial. E para que no final do mês tenha dinheiro na sua caixinha, terá que planejar muito bem todas as operações da sua empresa, um requisito importante nesse processo é o de Compras de materiais que a sua empresa precisa. Em caso de falhas durante os processos de compra, sua empresa corre sérios riscos como:

  1. Aumento de gastos por falta de pedido de orçamento com mais de um fornecedor;
  2. De não ter o produto pronto dentro do prazo combinado com clientes por falhas na entrega da matéria prima;
  3. Falta de estoque;

Então separamos algumas dicas para melhorar o processo de compras na sua empresa.

1-Conheça os seus fornecedores:
Você conhece bem os seus fornecedores? É preciso ter alguns critérios estabelecidos no momento de escolher os fornecedores que você utilizará. Faça pesquisas com  fatores como pontualidade, qualidade do produto, honestidade, imagem de mercado e facilidade de negociação a preços justos interferem no resultado dessa pesquisa. Depois da escolha dos fornecedores tenha uma anotação com o cadastro de cada um de seus fornecedores, juntamente com os benefícios trazidos por ele para a sua empresa como a forma de entrega, as condições de pagamento, forma de contato, se pode trazer algum tipo de desconto a sua empresa, entre outros pontos que possam ser úteis para você  fazer uma avaliação mais concreta do que está acontecendo no setor de compras com os fornecedores padrões da sua empresa.

2- Controle do estoque dos produtos:
Uma das coisas mais importantes para a sua empresa, é fazer o controle do estoque de forma correta e segura. Um equívoco que toda empresa tem com o seu estoque é material que não vende bem, tem sobrando no estoque e materiais que são muito utilizados e que tem uma rotatividade rápida na sua empresa, sempre acaba faltando. Saber seu ponto de recompra é extremamente importante para a gestão de compras. Um controle de estoque bem feito permite um melhor agendamento da requisição de produtos, evitando atrasos na entrega e falta de matéria-prima no estoque.

3-Previsão de demanda:
Assim como o controle de estoque deve ser realizado de forma minuciosa, é necessário também trabalhar com previsão de demanda dos materiais. Os setores de gestão de estoque, comercial e compras devem estar alinhados e manter uma comunicação constante perante os processos. Isso ajuda em muito o processo de controlar épocas de altas demandas de determinados produtos, fazendo com que as quantidades a serem adquiridas sejam maiores do que o habitual, ou em épocas de baixa de estoque.

4- Tenha uma equipe bem treinada e motivada:
Assim como qualquer outro processo da sua empresa, o de compra de materiais tende a funcionar melhor quando os colaboradores das diversas áreas estão bem treinados e sabem exatamente o que fazer tanto quando surgem problemas ou quando estão fazendo processos rotineiros. Eles precisam estar devidamente motivados para que se comprometam com as metas dentro do seu setor na empresa. Não podemos relevar que uma equipe realiza um trabalho muito melhor se ela contar com o apoio de tecnologias de gestão atuais e se eles trabalham bem em equipe.

5- Sistema de gestão:
Para que tudo isso seja aplicado de maneira eficiente, a capacitação dos funcionários é primordial. Bem como a sua atualização frequente. Além disso, um outro requisito muito importante é que você tenha um sistemas de gestão fácil de ser usado, que seja prático e totalmente informatizado, o que ajuda na gestão de compras.

O nosso sistema Nxfácil tem um ótimo plano de controle tanto na parte de compras de produto quanto no total controle para o seu estoque, Um bom gerenciamento para a sua empresa faz total diferença hoje.
Que tal conhecer um sistema que vai te ajudar a gerenciar a sua empresa de forma eficiente e prática. A Nxfácil é referência no ramo de armazenamento nas nuvens, nele você pode acessar os dados da sua empresa em qualquer lugar que você estiver e em qualquer dispositivo que estiver em seu alcance, assim trazendo mais comodidade e versatilidade para você. O que torna a experiência de gerenciamento muito mais prazerosa e é claro que as nossas funcionalidades e diferenciais não acabam somente aí.

Que tal testar o nosso Software, basta apenas clicar aqui Nxfácil e fazer um teste inteiramente grátis, sem compromisso nenhum.
E é claro se tiver alguma dúvida a nossa equipe irá te atender com muito prazer no Chat do site  🙂

BEijaflor2
Teste Grátis