Empreendedores que inspiram: Alexandre Costa – Cacau show

24 de abril de 2018
Empreendedores que inspiram: Alexandre Costa – Cacau show

O fundador e presidente da Cacau Show, Alexandre Costa, conta que o começo da empresa foi com uma senhora chamada Creusa que fazia ovos de Páscoa caseiros, e não tinha uma grande franquia e dá dicas para empresários: não aceite “não” como resposta, corra atrás do que você tem como objetivo e não desista no primeiro tropeço que a vida dá.

A Cacau Show surgiu na Páscoa de 1988 quando Alexandre Costa, ainda muito novo com os seus 17 anos, resolveu que iria vender ovos de Páscoa. Então resolveu buscar investimento para revender os ovos. E como não poderia deixar de ser, logo no início do trabalho, Alexandre recebeu uma encomenda de 2 mil ovos de páscoa de 50 gramas, o que era um grande número para Alexandre. Esse era para ser um motivo de grande felicidade, pois era uma venda bastante significativa para o jovem que havia iniciado agora na jornada de vendas de chocolate. Porém a encomenda se tornou o primeiro grande desafio do empreendedor e pesadelo ao mesmo tempo. Ao entrar em contato com o fornecedor para pedir a demanda dos ovos de 50 Gramas , Alexandre ficou sabendo que a marca para qual ele revendia não fabricava ovos daquele tamanho e com aquele preço que Alexandre havia colocado nos catálogos e que não poderia atender a demanda que Alexandre vendeu de 2 mil ovos.

Sem saber como fabricar os 2 mil ovos de páscoa, Alexandre decidiu buscar os produtos em lojas de atacado do varejo, porem sem grande sucesso. Em uma dessas visitas as lojas, ele conheceu a Dona Cleusa Trentin, que daria o pontapé inicial para a carreira do jovem Alexandre. Cleusa fazia ovos de páscoa caseiros e aceitou ajudar Alexandre com a encomenda dos 2 mil ovos de 50 gramas. Alexandre comprou todos os materiais  necessários, que incluía desde o chocolate a embalagem e a Dona Cleusa tinha o conhecimento em fazer ovos então em apenas três dias, com jornadas longas de trabalho e na pequena cozinha da Dona Cleusa, a dupla conseguiu produzir os 2 mil ovos e atender a primeira grande venda do empresário. E foi assim que Alexandre se apaixonou ainda mais pelo chocolate, trazendo muita inspiração e amor pelo trabalho do mundo dos chocolates.

O lucro dessa primeira encomenda dos 2 mil ovos, lucrou aproximadamente US$ 500, foi o investimento inicial para que o empresário criasse a marca Cacau Show a todo vapor. Na época, a Cacau Show se estabeleceu em uma sala na empresa dos pais do fundador, no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo. Logo, Alexandre Costa obteve capital suficiente para passar a pagar um aluguel pelo espaço. Alexandre saia para vender de porta a porta, com o seu fusca branco. O empresário se orgulha em dizer que, durante toda a história da empresa, em nenhum momento contou com capital externo ou empréstimos bancários, todo investimento foi dado a partir do seu árduo trabalho e controle financeiro.

2Cjd50HWiTuoo2fluw5oCw-logo-horizontal

Em 1996, o jovem viajou para a Bélgica em busca de cursos de chocolates com quem melhor entende do assunto no mundo. Após voltar ao Brasil, Alexandre tomou coragem para abrir, em 2000, a primeira loja física da Cacau Show que cresceu rapidamente devido à qualidade do chocolate e as apuradas vendas. No ano seguinte, eram 18 pontos de venda padronizados com a marca da empresa. Logo depois, já eram 46 e, na sequência, 130. Mais um ano e totalizavam 230, o que já fazia da Cacau Show a maior rede de chocolates finos do Brasil em número de lojas. Em 2005, Costa foi condecorado com o prêmio Melhor Franquia do Ano, promovido pela Editora Globo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Em 2008, a Cacau Show ultrapassou a norte-americana Rocky Mountain e se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. O império estava formado, mas os planos de Costa continuavam: sua meta era chegar ao final de 2010 com mil lojas no Brasil. E com muito esforço e comprometimento ele concluiu essa meta.

Mesmo com uma franquia desse tamanho Alexandre, sempre manteve a questão dos chocolates serem feitos com carinho e amor, e isso é o diferencial que ele fala que faz tanto sucesso na Cacau Show o toque de que tudo é feito de forma artesanal e única para cada cliente, desde as mais delicadas trufas aos famosos tabletes de chocolate.

Hoje a Cacau Show conta com uma gama de produtos gigantes, trufas, tabletes, cestas, amendoins cobertos de chocolate é claro, barras de chocolate os tradicionais Ovos de páscoa de todos os tipos e também algumas pelúcias, e não para por aí não. Eles tem chocolates para todos os gostos e tipos, desde a linha de chocolate ao leite a chocolates bendito cacao que chega a 85 % só de puro cacau.

Gostou da matéria?
Que tal ter um Software que gerencia ainda mais o controle das finanças da sua empresa, assim como a Cacau Show a Nxfácil vem trazendo vários diferenciais e cada vez crescendo mais no mercado competidor.
Tudo no Nxfácil é completamente feito online, nada é instalado na sua máquina então você pode acessar os dados da sua empresa e fazer todo o controle de estoque, Vendas, Comissões, Notas fiscais e muito mais tudo diretamente de onde estiver e de qualquer dispositivo que estiver ao seu alcance.

Acesse: https://www.nxfacil.com.br/ e faça um teste totalmente grátis sem compromisso nenhum.