Empreendedores que inspiram: Jeff Bezos – Amazon

30 de maio de 2018
Empreendedores que inspiram: Jeff Bezos – Amazon

Jeffrey Preston Bezos nasceu em Albuquerque, Novo México. Seu pai abandonou a casa depois de um ano de casado. Sua mãe se casou novamente quando Jeffrey tinha quatro anos de idade. Após o casamento a família mudou-se para Houston, no Texas. Seu avô materno era um diretor regional da comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos.

Ainda na adolescência, Jeff Bezos passava os verões na fazenda do avô, no Sul do Texas. Foi aluno da River Oaks Elementary School e era tido como o mais talentoso aluno da escola de superdotados no Texas. Com apenas 12 anos, desenvolveu um sistema matemático para avaliar o desempenho dos professores da 6ª série.

A família se mudou para Miami, na Flórida, onde Jeff ingressou na Miami Palmetto Senior Hight School. Participou do Programa de Formação Científico Estudantil na Universidade da Flórida, recebendo uma medalha de Cavaleiro de 1982. Ingressou na Universidade de Princeton, onde concluiu Engenharia Elétrica e Ciências da Computação, em 1986. Foi presidente da instituição Estudantes pela Exploração e Desenvolvimento do Espaço.

Depois de formado, Jeff Bezos trabalhou na Wall Street, na área de informática, em seguida, trabalhou na Fitel, na construção de uma rede para o comércio internacional.

Um dia de primavera, Jeffrey Bezos observou que a utilização da Internet estava aumentando muito. Ele viu aí uma oportunidade para uma nova área de negócio, e imediatamente começou a considerar as possibilidades.

Bezos, verificou quais eram os 20 negócios mais bem sucedidos de entregas por catálogos via e-mail (muito comum nos EUA) e se perguntou o que poderia ser conduzido de forma mais eficiente através da internet do que pelos meios tradicionais.

Os livros eram a mercadoria para a qual não havia nenhum catálogo global, porque qualquer catálogo assim seria muito grande para enviar por e-mail, portanto perfeito para a web, que poderia compartilhar um vasto banco de dados com um número praticamente ilimitado de pessoas.

Ele voou para Los Angeles no dia seguinte para assistir a Convenção Americana Livreiros e aprender tudo o que podia sobre o negócio do livro. Ele descobriu que as principais editoras já tinham arquivos eletrônicos de seus estoques.

Tudo o que era necessário era ter um único local na Internet, onde o público poderia procurar o estoque disponível e fazer pedidos diretamente do mesmo site. Isso significaria sacrificar seu emprego seguro em Nova York, mas ele e sua esposa, Mackenzie, decidiram ir em frente.

Em 1994 lançou seu site de e-commerce, a Amazon, uma loja virtual de livros, onde apostou todo o seu dinheiro e conhecimento da época que havia apenas 40 milhões de internautas. Sua ambição maior era ser o primeiro no mercado a comercializar tudo o que já havia sido produzido em livros virtuais. No fim da década de 90, Jeff Bezos idealizou dois projetos: o primeiro, apelidado de Alexandria, iria armazenar dois exemplares de cada livro escrito no decorrer da história da humanidade. O outro, o Projeto Fargo, com a meta de encher galpões com um exemplar de cada produto já manufaturado. Por enquanto, nenhum deles foi concretizado.

Além do e-commerce, ele revolucionou a leitura digital com o e-reader Kindle. Também montou o melhor sistema de computação de nuvem, o Amazon Web Services. Foi também um dos responsáveis pelos investimentos iniciais para a criação do Google.

Em 2000, Jeff Bezos fundou a Blue Origin, empresa dedicada à exploração espacial. A empresa, que foi mantida em segredo por alguns anos, tornou-se conhecida do público só em 2006. O objetivo é criar foguetes para realizar viagens comerciais pelo cosmo, colonizar o espaço e fazer viagens para a Lua. Em 2015, a New Shepard, veículo espacial da Blue Origin, fez seu primeiro teste de voo atingindo a altura planejada.

No ano passado, a empresa vendeu o equivalente a 34 bilhões de dólares de milhões de produtos vendidos, dos livros dos primeiros anos a panelas, assinaturas de revistas, pneus, roupas, eletrônicos de todo tipo. Enfim, quase tudo pode ser encontrado por lá.

Gostou da matéria? Que tal ter um Software que gerencia ainda mais o controle das finanças da sua empresa, assim como a Amazon a Nxfácil vem trazendo vários diferenciais e cada vez crescendo mais no mercado competidor. Tudo no Nxfácil é completamente feito online, nada é instalado na sua máquina então você pode acessar os dados da sua empresa e fazer todo o controle de estoque, Vendas, Comissões, Notas fiscais e muito mais tudo diretamente de onde estiver e de qualquer dispositivo que estiver ao seu alcance.

Acesse: https://www.nxfacil.com.br/ e faça um teste totalmente grátis sem compromisso nenhum.