Luiza Helena Trajano, é uma empreendedora de sucesso e sem duvidas tem uma incrível história de empreendedorismo que inspira. Formada em Direito e Administração, CEO da rede de lojas chamada Magazine Luiza com sede em São Paulo e 800 filiais em quase todo o Brasil. Hoje segundo a revista Forbs ela é uma das três mulheres mais poderosas do Brasil.

Nascida e criada em Franca –  São Paulo, Luiza começou a trabalhar muito cedo, quando tinha apenas 12 anos de idade. A vontade de comprar presentes de Natal para sua família e amigos foi o que a fez abrir mão de suas férias para trabalhar como balconista na loja de seus tios. A Cristaleira era uma pequena loja de presentes que foi comprada pelos tios de Luíza em 16 de novembro de 1957. Sua tia criou um concurso cultural na rádio local como estrategia de Marketing e os moradores da cidade escolherem o nome da loja recém comprada. Assim que a loja ganhou o nome de Magazine Luiza, em homenagem à tia, Luiza Trajano Donato.

A sobrinha, Luiza Helena, que tinha começado como balconista ganhou gosto pelo trabalho e aos 18 anos passou a trabalhar de forma efetiva na loja dos tios. Mas apenas após se formar em Direito e Administração e depois de ocupar quase todos os cargos nos setores da empresa que ela recebeu um bilhete de sua tia avisando que era a hora de assumir o comando da companhia. Luiza não teve dúvidas e aceitou o desafio isso em 1991.

Sob a sua gestão que já em 1992, ela criou as chamadas Lojas Virtuais para a magazine Luiz. O cliente ia até a loja e comprava pelo computador, com o auxílio de um vendedor, o produto que não estava exposto. Quando assumiu o negócio, a rede contava com lojas em algumas cidades do interior paulista e em Minas Gerais. A transformação da rede em uma LTDA, para acelerar a expansão do grupo de lojas, foi fundamental no processo para expandir as lojas implantado por Luiza Helena Trajano. A aquisição de redes menores para alcançar outros estados e regiões do país, foi a estratégia usada que possibilitou a existência de mais de 800 lojas e presença em 16 estados.

Sucesso das lojas Magazine Luiza:

A chamada ” Liquidação Fantástica ”  foi outra novidade implementada por Luiza. Que é  uma espécie de saldão que é  realizado sempre no mês de janeiro. Foi um sucesso tão grande que passou a ser copiado pela grande maioria de seus concorrentes de mercado.

Além de realizar visitas frequentes a todas as  lojas de sua franquia, ela também faz questão de estar a frente e responder parte das reclamações recebidas por e-mail e ainda conversa com os clientes nas lojas em que visita para saber o que ele acha da experiencia da loja.

O exímio cuidado que ela tem com os seus funcionários também, rendeu a 6ª posição entre as melhores empresas de grande porte para se trabalhar no Brasil, segundo a  revista Exame, e por 19 anos consecutivos, entre as melhores companhias para se trabalhar, de acordo com o Great Place to Work.

A área de RH (Recursos Humanos) do Magazine Luiza é responsável por desenvolver diversos programas de talento que vão desde o plano de carreira, treinamentos, cursos técnicos, ensino à distância, programa de bolsa de estudos para graduação, pós-graduação, MBA, línguas, auxílios para as pessoas com deficiência, como a isenção do pagamento do plano de saúde, além de vários outros benefícios para os seus funcionários.

Existe até um disque denúncia interno das lojas para encorajar as mulheres que trabalham na empresa a não se calarem diante da violência doméstica e possíveis abusos. Essa organização toda  da empresa é tão admirada que até virou um case de estudo e sucesso na universidade de Harvard.

Prêmios recebidos: 

  • Homenageada na promoção “Os Bem Sucedidos 2000”, pelo Bovespa – primeira mulher e a única empresa do varejo de capital fechado a receber este prêmio (Ano 2000);
  • Prêmio “Antônio Proost Rodovalho”, pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – primeira mulher a receber a honraria (Ano 2001);
  • Prêmio Empreendedor do Ano, pela Ernst & Young na categoria Comércio (Ano 2002);
  • Empresa mais admirada do setor de eletroeletrônicos, pela Revista Carta Capital (Ano 2003);
  • Líder Empresarial Setorial”, pelo Fórum de Líderes da Gazeta Mercantil (Ano 2003);
  • Prêmio de Administrador Emérito 2003, pelo Conselho Regional de Administração (Ano 2004);
  • “As mulheres mais influentes do Brasil”, pelo jornal Gazeta Mercantil e a revista Forbes Brasil (Ano 2004);
  • Prêmio Empreendedora do Ano, pela Revista Isto É (Ano 2004).
  • Ela ganhou até um convite da  ex-presidente Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Micro e Pequena Empresa, o qual recusou para não ter que deixar de trabalhar nem se envolver com política.

Além de ser presidente da rede, ela ainda é vice-presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo e voluntária na Endeavor.

Frases mais famosas de Luiza:

Reclame menos, faça mais:
“Não falo mal do meu país. Me sinto responsável pelo desenvolvimento do país e prefiro pensar em soluções ao invés de reclamar”.

Cliente, o bem mais importante:
“Existem duas coisas comuns às empresas que dão certo: atendimento e inovação. Você precisa ter um atendimento ao cliente de primeira. E também estar atento ao que há de novo no mercado, para não ficar para trás.”

Críticas tem que ser escutadas com atenção:
“Quando você tem um cargo alto, as pessoas ao seu redor passam a falar apenas aquilo que você quer ouvir. Mas você só cresce quando ouve aquilo que não quer ouvir. O gestor precisa fazer um esforço para ouvir feedback negativo. Por isso, eu fico à frente do SAC do Magazine Luiza. Ninguém gosta de ouvir críticas, porém são elas que nos mostram onde estamos errando. Ouviu, aprendeu, corrigiu. Simples assim.”

Um time de sucesso não tem apenas uma estrela:
“Eu sempre digo que a soma de QIs é melhor do que apenas um QI. Por isso, eu dependo das pessoas para fazer o negócio funcionar. Eu não me considero inteligente, mas acho que sei fazer perguntas para as pessoas certas.Contrate pessoas qualificadas para aquilo que não tem domínio. Não precisamos saber de tudo, mas precisamos estar cercados de pessoas que sabem.”

Gostou da matéria? Que tal ter um Software que gerencia ainda mais o controle das finanças da sua empresa, assim como a rede Magazine Luiza a Nxfácil vem trazendo vários diferenciais e cada vez crescendo mais no mercado competidor. Tudo no Nxfácil é completamente feito online, nada é instalado na sua máquina então você pode acessar os dados da sua empresa e fazer todo o controle de estoque, Vendas, Comissões, Notas fiscais e muito mais tudo diretamente de onde estiver e de qualquer dispositivo que estiver ao seu alcance.
Acesse: https://www.nxfacil.com.br/ e faça um teste totalmente grátis sem compromisso nenhum.

Marketing