Empreender, um osso duro de roer, porém delicioso

11 de abril de 2016
Empreender, um osso duro de roer, porém delicioso

Sabemos que a maioria das pessoas tem um sonho de ser dono do seu próprio negócio e que a grande dificuldade é saber qual tipo de negócio abrir, quando, onde, com sócio ou sem sócio. Não existe uma receita de bolo, não existe certo ou errado, o que separa o sucesso do fracasso é a preparação, dedicação e capacidade de aguentar golpes.

 

Preparação

Primeira coisa que o futuro empresário deve ter claro em sua mente é o seguinte: “você vai ter de abrir mão de muita coisa”, a começar pelo salário, é muito difícil a empresa abrir e já sair no primeiro mês faturando a mais do que você planejou investir. Ao final do mês, após pagar as contas (aluguel, luz, telefone, internet, contabilidade, funcionários, fornecedores, etc) o que sobrar o ideal seria guardar uma parte para fluxo de caixa, para ter um valor de reserva para o mês que você tiver poucas vendas, e o resto é o seu salário.

 

Entender do seu produto ou serviço é o principal, imaginamos que você é um padeiro de mão cheia, e deseja abrir um negócio, porém você abre uma loja de sapatos, não entende de marcas, estilos, quais os números vendem mais. Qual a chance de dar certo isso? Acredito que você pensou o mesmo que eu, muito pouca. Então nesse caso o ideal seria ele abrir um negócio de pães e bolos ou estudar sobre lojas de sapatos, se dedicar aos estudos no ramo antes de abrir.

 

Dedicação

Legal, sou empresário, posso fazer o horário que eu quiser… Sim você está certo, em muitos casos dá de fazer isso, porém a necessidade de prosperar te impeça disso, serão noites de trabalho, trabalhos levados para casa e inclusive nos finais de semanas, o ideal é ter bom senso e equilíbrio, lembrar que você tem uma vida social (família, amigos, etc). Não esqueça de se alimentar corretamente e praticar atividades físicas, parece bobagem mas são detalhes que fazem diferença no dia a dia puxado de um empreendedor, ou você também pode escolher infartar aos 40, claro que não né rsrs.

 

Capacidade de aguentar golpes

Sim, você não leu errado, várias vezes você será golpeado, como assim? O que quero dizer que empreender não é um mar de rosas que parece ser quando vemos os empresários que venceram na vida, eles apanharam muito até chegar lá, digo isso pois já estive dos dois lados, como funcionário e agora empreendedor. Mas o que são esses golpes?

 

Bem, são vários, como a recessão do mercado em que vivemos, a dificuldade de abrir novos clientes quando você não é conhecido, fazer o serviço e não receber em dia ou até nem receber, a concorrência prostituindo o mercado, o cliente que te compra um Fusca mas no final queria uma Land Rover mas só quer te pagar pelo fusca, dependências de terceiros no seu negócio e muito mais, a lista é enorme de problemas que com o tempo vai surgir, e você vai ter que aprender a dançar conforme a música.

 

O Prêmio

Lógico que não quero passar uma mensagem negativa de empreender, eu adoro isso tudo, os desafios de cada dia me alimenta, com muito trabalho, determinação e foco. No final tudo dá certo. Se não deu certo, algo falhou nessa engrenagem chamada empreender.

 

UMA MELHOR GESTÃO PARA SUA EMPRESA
EM APENAS UM CLIQUE

 

TESTE GRÁTIS