
Olá, tudo bem? Criamos mais uma opção para facilitar ainda mais o uso no sistema Nxfácil. Criamos o Menu “Universidade NX” que terá temas variados com as mais diversas explicações sobre rotinas, mensagens e resoluções de mensagens na tela.
O nosso primeiro tema é sobre Nota Fiscal – Estorno de Nota.
Cancelar a nota fiscal quando já se passou o prazo legal prestado sobre as leis da sua região é um problema que muitos enfrentam. Então se perguntamos como fazer o cancelamento da nota quando isso ocorre. Vamos lá para uma explicação.
1º – Temos que verificar se nos tipos de operação temos o seguinte descrição de Operação: Estorno de NF-e não cancelada no prazo legal.
2º – Se não tiver essa operação vamos ter que criar com as seguintes opções:
4º – Ir na venda da nota e clicar em copiar a venda.
5º – Após a venda copiada, mudar o tipo de operação para o que criamos “Estorno de NF-e não cancelada no prazo legal”.
6º – Após isso salvar a venda e clicar para gerar a nota fiscal.
7º – Sempre verificar o CFOP para o seu tipo de nota.
- Exemplos de conversão de CFOP :
- Se você utiliza o CFOP: 5102 para o estorno colocar 1102.
- Se você utiliza o CFOP: 5949 para o estorno colocar 1949.
- Se você utiliza o CFOP: 5405 para o estorno colocar 1403.
- Se você utiliza o CFOP: 6120 para o estorno colocar 2120.
Não podendo colocar CFOP de devolução.
8º – No campo de Informações Contribuinte, verificar a observação e mudar os dados necessários.
9º – Após os dados alterados nas informações complementares, terá que preencher o campo de série da nota.
10º – Basta então apenas colocar o numero da nota, que a chave irá puxar de forma automática.
11º – E pronto agora basta clicar em “ENVIAR NF-E” e sua nota será estornada 😀
Ainda tem alguma dúvida? Chama a gente no chat 😉
boa tarde poderia nos orientar que emitimos uma nota fiscal de remessa para conserto e apos 3 dias a empresa esta solicitando que emitimos uma nota fiscal de
Natureza da Operação: Estorno de NF-E não cancelada no Prazo legal; CFOP: 1915;
Dados Adicionais: Estorno referente a NF 9. e somente que fazer uma outra nota fiscal com todos os dados e apenas mudar a natureza de operação e o código CFOP desde já agradecemos sua atenção
Bom dia Ivanildo, Tudo bem?
A empresa pediu uma nota de estorno de NF-e não cancelada em prazo legal, pois em vários estados o prazo para cancelamento das notas é 24 horas após a data de emissão da mesma.
Para fazer uma nota es estorno, deve-se emitir uma nota igual a que foi enviada anteriormente em remessa para conserto, com os mesmos produtos, valores e quantidades.
Apenas como citado trocar a natureza de operação para a de Estorno de NF-e não cancelada em prazo legal, trocando assim também o CFOP para o 1915.
Nas observações é bom descrever que é uma nota de estorno referente a nota XX emitida no dia xx/xx/xxxx.
É muito bom também referenciar a chave da nota enviada em remessa na nota de estorno, para ficar o mais completo possível.
Caso ainda tenha dúvidas pode entrar em nosso site https://www.nxfacil.com.br/ e pedir ajuda no Chat Online que teremos o prazer em lhe auxiliar.