Como estamos sempre trabalhando para melhor atender e trazer diferenciais para os usuários do sistema Nxfácil, a nossa novidade da semana é o Frente de caixa. E nesse post vou exemplificar passo a passo como utiliza-lo.

Juntamente com o frente de caixa temos a emissão da NFC-e que nada mais é do que Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, é o cupom que sai com o valor das suas compras.

Confira a lista abaixo dos Estados que temos a abrangência do Frente de caixa.
Acre (AC)
Alagoas (AL)
Amapá (AP)
Amazonas (AM)
Bahia (BA)
Ceará (CE)
Distrito Federal (DF)
Espírito Santo (ES)
Goiás (GO)
Maranhão (MA
Mato Grosso (MT)
Mato Grosso do Sul (MS)
Minas Gerais (MG)
Pará (PA)
Paraíba (PB)
Paraná (PR)
Pernambuco (PE)
Piauí (PI)
Rio de Janeiro (RJ)
Rio Grande do Norte (RN)
Rio Grande do Sul (RS)
Rondônia (RO)
Roraima (RR)
São Paulo (SP)
Sergipe (SE)
Tocantins (TO)

O único Estado que não adotará a emissão de NFC-e é Santa Catarina (SC).

Para iniciar o processo de utilização do Frente de caixa, você deve  ir nos 3 pontinhos do canto superior direito e clicar em configurações.

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Você deverá entrar nas configurações e parametrizar as configurações de frente de caixa dessa forma.

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  • Utiliza frente de caixa: Sim.
  • Emite NFC-e: Sim.
  • Tipo de operação da venda: Escolher, Venda Consumidor
    • Caso, não tenha o tipo de operação, cadastrar um novo com esse nome
    • Produto –> Cadastro Tipo Operação
  • Classificação financeira: Frente de caixa.
    • Caso não tenha cadastrar uma nova classificação Financeira
    • Financeiro –> Classificação Financeira
  • Consumidor final: Consumidor final
    • Cadastrar um cliente com esse nome: Consumidor Final
    • Produto –> Cadastro Pessoa
  • Conta Bancária: Caixa interno.

Após parametrizar essas configurações, o frente de caixa estará habilitado para o uso.

A utilização do frente de caixa, é muito fácil e prático com apenas alguns cliques, o seu cupom será emitido e os seus lucros gerados e confirmados!.

Para iniciar a utilização do mesmo, basta clicar em abrir o frente de caixa, temos três pontos a observar para verificar se o caixa realmente está aberto.

  • Status: O Status do frente de caixa, estará descrito como Fechado e na cor vermelho.
  • Imagem está em preto e branco: Quando o caixa está fechado a imagem principal do frente de caixa, estará na cor preto e branco.
  • Inserir Itens: A barra de inserção de Itens estará desabilitada.

Para abrir o caixa, basta apenas clicar no ícone de configurações e clicar em Abrir o Caixa, conforme representado abaixo.

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Após o caixa aberto ele estará dessa maneira:

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Note que temos vários sub campos no nosso icone de configurações, Vou explicar cada um de cima para baixo.

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  1. o Primeiro é a opção de fechar o caixa.
  2. O segundo botão verde realiza o Suprimento do caixa. Por exemplo o caixa é abastecido com mais notas para troco.
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  3. O Terceiro botão na cor vermelha, é a chamada Sangria de caixa, onde os valores do caixa são retirados.
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  4. O quarto Ícone, é a movimentação do seu caixa, ali se encontra todos o histórico de entradas e saídas do caixa.
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Bom, após o caixa aberto basta começar a utilizar. Vamos fazer um passo a passo:

  1. Inserindo Produtos, temos duas formas de inserção.
    1. Os produtos podem ser inseridos pelo nome do produto.
    2. Os produtos podem ser inseridos pelo código de barras, utilizando a leitora de código de barras.
  2. Para inserir com o nome basta escrever a inicial ou o nome do produto por completo, que ele irá buscar na sua lista.
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  4. Selecionar a quantidade do mesmo item clicando no + e para diminuir a quantidade no – . Também pode descrever no campo a quantidade.
  5. Após adicionar a quantidade, basta clicar em Adicionar
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  7. Note que após Adicionar o produto, ele já foi para o campo de venda, onde você pode excluir o mesmo.
  8. o Total á pagar, gerará sozinho referente ao valor do item e a quantidade.
  9. Após todos os itens inseridos na venda, clicar em Finalizar venda.
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  11. Nessa tela, temos muitas informações importantes.
  12. No canto superior direito, temos a opção: Continuar Vendendo, que ao clicar nele, ele volta para os campos de inserção de produtos.
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  13. No lado esquerdo da tela temos a opção de selecionar, para qual cliente estamos vendendo. Mas esse cadastro de cliente, tem que ser feito antes de iniciar a venda, no cadastro de produto, Lembrando que não é obrigatório informar o cliente.
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  14. O Nome do vendedor irá puxar de forma automática, conforme o login de acesso no sistema Nxfácil.
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  15. Total de Desconto: Nesse Sub Menu, você pode adicionar uma porcentagem de desconto referente ao valor total da venda.
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  17.  Para adicionar esse desconto basta epenas clicar em Aplicar desconto.
  18. Temos duas opções de forma de pagamento do cliente, Dinheiro e Crediário.
    1. Na forma de Crediário, você deverá colocar o valor final da venda.
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    3. E informar em quantas parcelas, será feito o crediário e o cliente!
  19. Se for no Dinheiro, basta colocar o valor que você recebeu do Cliente que gerará o valor de Troco!
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  20. Após conferir os valores, basta clicar em Finalizar venda, que o cupom será emitido.
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O Cupom Fiscal pode ser emitido por as mais diversas impressoras, mas a mais indicada é a impressora térmica não fiscal, pois ela barateia o processo de impressão do cupom.

E está pronto, basta continuar utilizando o seu Frente de caixa!

Ainda tem alguma duvida?
Chama a gente no Chat, temos o prazer em lhe atender :)
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