Importância do Demonstrativo de Resultado (DRE)

24 de setembro de 2021
Importância do Demonstrativo de Resultado (DRE)

O nosso sistema contém o Demonstrativo de Resultado  (DRE), que nada mais é do que um tipo de demonstração financeira, que tem como foco principal compilar as informações financeiras da empresa a fim de formar o resultado líquido do exercício, ou seja o lucro ou prejuízo resultante da operação.

A formação desse resultado se dá através da definição de todas as receitas da empresa, seus custos e despesas conforme o princípio contábil do Regime de Competência de contas.

Perguntas comuns dos empreendedores como, depois de ter operado este ano inteiro quanto a empresa ganhou ou quanto a empresa gastou com determinada despesa, podem ser respondidas com a análise desta demonstração. Por essas e outras que o DRE é uma das principais demonstrações contábeis.

Juntamente ao Demonstrativo de Fluxo de Caixa que o nosso sistema também tem, o DRE é um dos dois relatórios indispensáveis para gestão e um procedimento de suma importância para avaliar a saúde financeira de qualquer empresa, não importando o tamanho ou área de atuação.

Com ele a empresa pode avaliar sua capacidade de geração de riqueza (lucro) e quando necessário, realizar modificações na administração para melhorar os resultados. Quando o DRE retrata a real situação da empresa, torna possível uma administração voltada para a eficiência e a competência, e é flexível aos interesses dos usuários de maneira geral.

E por ser um relatório bastante detalhado e ao mesmo tempo intuitivo, o Demonstrativo de Resultados do Exercício fornece aos administradores e gestores importantes elementos fundamentais para tomada de decisão. Sem estas informações, a avaliação da verdadeira situação da empresa fica muito mais difícil, comprometendo inclusive a tomada de decisões estratégicas.

Estrutura Simplificada:

  1. Faturamento/Receitas.
  2. (-) Custos variáveis.
  3. (=) Margem de contribuição (1-2)
  4. (-) Custos Fixos
  5. (=) Resultado Líquido (3-4)

Screenshot_75

O DRE permite identificar:

  • * Se o volume de vendas é adequado para gerar o resultado esperado.
  • * Se as margens dos produtos/mercadorias/serviços é adequada para o ramo de atividade da empresa.
  • * Enquanto os custo mensais pressionam as vendas/metas
  • * O volume mínimo de vendas para a empresa não terá lucro nem prejuízo.
  • * Se a empresa obteve lucro ou prejuízo no final do período

Tem alguma dúvida sobre o DRE da sua empresa? Pode chamar a gente, temos suporte especializado para melhor atender você e tirar todas as suas dúvidas sobre o seu DRE.

Chama a gente no Chat.

Beijaflor

www.nxfacil.com.br