Just In Time

8 de abril de 2019
Just In Time

Criado na década de 70, pela empresa Toyota Motor Company, Just in Time é um sistema que visa produção sem perda de matéria prima por excesso de estoque, ou seja, produzir apenas o que exige a demanda dentro de um prazo exato.

OBJETIVO

O Just In Time – JIT – tem como princípio a melhor gestão de estoque e produção. Aplicado levando em consideração a demanda solicitada, faz-se a compra de matéria prima na quantidade necessária, assim o estoque é reduzido significativamente, o que evita perda de material e aumenta a rotatividade.

Tendo em vista que os materiais e produtos não utilizados/parados acabam gerando gastos e é um investimento que não dará retorno imediato, apenas perde qualidade, o JIT estabelece um prazo para entrega do produto, levando em consideração o fornecimento de material, tempo de produção e entrega ao cliente.

PRINCIPAIS VANTAGENS

Esse sistema visa a redução máxima de desperdícios e prejuízos com estoque, desde a compra de lotes menores, gerando um fluxo contínuo de entregas, até o espaço utilizado para armazenamento dos produtos, diminuindo o período de tempo que os materiais e produtos ficam parados, por falta de demanda, por exemplo.

Com entrega de matéria-prima de forma contínua, é necessário agilizar o tempo para a produção, o que leva o processo, de uma forma geral, a ser feito mais rapidamente e com exatidão maior em relação aos prazos informados aos clientes. Por tanto, em consequência de uma série de fatores, toda a cadeia produtiva é afetada, melhorando o processo.

NÃO INDICADO PARA EMPRESAS SEM PREVISIBILIDADE DE DEMANDA

É claro, se a empresa trabalha com diversos fornecedores e sem estabilidade no fornecimento de materiais, não é uma opção viável. Além do mais há empresas que têm a necessidade de trabalhar com estoque por ter uma demanda variável e pouco previsível.

De qualquer forma, é necessário avaliar a situação e o mercado para visar se é vantajoso aplicar esse sistema.

É MAIS FÁCIL ASSIM

O JIT funciona com melhores resultados se amparado por um sistema de gestão, que pode te ajudar com inúmeras atividades e movimentações da empresa além do estoque.

Com a Nxfácil, por exemplo, você tem a gestão do estoque, que possibilita a melhor aplicação do sistema Just In Time, auxilia na gestão financeira, disponibiliza atendimento pelo suporte e é N vezes fácil de utilizar.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é beijaflor2-e1546974863647-1-150x150-1.png

http://nxfacil.com.br/