Lá vem o Chaves, Chaves, Chaves: 6 lições para Pequenas Empresas e Startups!

13 de abril de 2017
Lá vem o Chaves, Chaves, Chaves: 6 lições para Pequenas Empresas e Startups!

É praticamente impossível encontrar alguém que nunca tenha assistido, ou ao menos, tenha ouvido falar de Chaves e Chapolim Colorado.

Não é à toa que o programa é sucesso há mais de 30 anos aqui no Brasil, sendo reprisado ano após ano, não só por aqui, mas também em outros países e encantando gerações com seu humor simples e ingênuo.

A série, criada por Roberto Gómez Bolaños que em seu país (o México) era conhecido como Chespírito, foi um premiado ator, cantor, comediante, compositor, desenhista, diretor, dramaturgo, engenheiro, escritor, filantropo, humorista, pintor, poeta, produtor de televisão, publicitário e roteirista.

Tornou-se célebre, ganhando notoriedade internacional, por interpretar os personagens protagonistas das séries televisivas Chaves e Chapolim Colorado.

Desde o início, Roberto percebeu que o seriado seria destinado aos públicos de todas as idades, mesmo tratando-se de adultos interpretando crianças, e assim o foi.

Com seus personagens marcantes, carismáticos e universais (quem não lembra do Seu Madruga, do Quico, Chiquinha e tantos outros…) e um humor pastelão, é bem verdade, mas repleto de grandes lições, não há como não se identificar algum momento com a sitcom mexicana.

Ainda hoje a série original segue sendo reprisada ocasionalmente pelo SBT e já há inclusive uma versão um pouco mais, digamos, moderna do seriado, no formato de desenho animado.

De qualquer modo, o programa continua fazendo escola.

E seja você um(a) entusiasta, ou não, das travessuras de Chaves e companhia, os empreendedores tem muito a aprender de um produto que vem alcançando êxito em encantar por mais de 40 anos o público e sobreviver às mudanças de mentalidade e comportamento de diversas gerações.

Confira algumas lições de empreendedorismo que podemos tirar de Chaves:

Olha a regra de ouro: conheça seu público alvo.

Se há algo que o programa do Chaves acertou, isso com certeza foi saber entender o seu público; quem era, o que o fazia rir, o que o comovia.

Essa sitcom que gira em torno da vida de um menino órfão que mora dentro de um barril e seus amigos da vila, soube aproveitar ao máximo o humor típico das pessoas simples, usando recursos como piadas bobas (que se tornavam engraçadas), tombos, colisões e falas de duplo sentido (sem apelo sexual, por incrível que pareça).

Mesmo que para alguns, suas piadas, por vezes, possam ser consideradas como “simplórias” ou “bobas”, a verdade é que seus personagens são inesquecíveis e vem arrancando mais de uma gargalhada de seus telespectadores ao longo dos tempos.

Conquiste audiências distintas.

Ok, talvez isto contradiga todas as tendências de marketing atuais e até mesmo alguns textos nossos, que falam sobre focar em nichos específicos de mercado, mas seu serviço ou produto pode chegar a distintos públicos em distintos momentos.

E isso de maneira alguma significa falta de foco.

Isso ocorreu com o seriado Chaves, que graças a seus personagens, formato e linguagem, alcançou diferentes públicos ao longo de cada episódio.

Esta estratégia permitirá que sua marca tenha um maior alcance; no entanto, lembre-se de que cada público necessita ser impactado de maneira única, por mensagens e meios específicos e bem selecionados.

Leve a sério o marketing, a comunicação com seu público alvo, preocupe-se em criar estratégias que façam as vendas crescerem, sua marca valorizar e o engajamento do público aumentar.

Diversifique seus produtos ou serviços.

Chaves iniciou como uma série de televisão, atualmente estendeu-se para diversos produtos; como um show ao vivo, video games, livros, brinquedos, entre outros.

E de fato, hoje um dos produtos de grande sucesso tanto para os herdeiros de Gómez Bolaños, como para a Televisa (emissora que detém os direitos da obra) é a série animada, que é extremamente popular junto ao público infantil.

Para diversificar suas linhas de negócios a chave (trocadilho involuntário) mais uma vez é que você conheça cada mercado e perfil de consumidor que deseja conquistar.

Como? De novo entra a questão da estratégia, não só de marketing, como também de negócios, branding, etc.

Atreva-se a cruzar a fronteira.

O programa Chaves era dirigido ao público mexicano, mas alcançou igual ou até maior fama longe das fronteiras de seu país de origem.

Hoje a globalização e a tecnologia permitem que essa “exportação” seja muito mais fácil e rápida; por isso, desde o início de sua startup, pense grande e em como ganhar novas paragens com sua marca em outros países.

Se você tropicalizar seu produto ou serviço, tornar seu site, sua plataforma global, desde o início, poderá encontrar oportunidades de negócio que jamais imaginou.

Pense nisso!

Crie uma marca poderosa.

O segredo por trás do êxito de Chaves está também no poder de sua marca; não só da série, mas também da marca pessoal de seu criador Roberto Bolaños (ou Chespírito) e de cada um de seus personagens: Quico, Chiquinha, Dona Florinda, Seu Madruga, Nhonho, Senhor Barriga, etc.

E é justamente a reputação que Bolaños adquiriu em vida e o poder da marca Chaves, que vem permitindo a diversificação exitosa de mercados, por meio de licenciamentos de produtos.

Outra lição importante em relação a este ponto é a seguinte: registre sua marca!

Ao fazê-lo, você protege suas criações e pode manter os direitos, como nos muitos conflitos que Gómez Bolaños e seus descendentes vem travando em relação aos direitos autorais de alguns personagens da série, com alguns atores que foram co-estrelas do programa.

Cuide da gestão, das finanças de seu negócio. Não esqueça o “Seu” Barriga sempre aparece!

O personagem “Seu” Barriga é inesquecível e é uma constante prova de que as contas sempre estarão presentes em nossas vidas.

Você pode ter uma vida financeira saudável e ser uma Dona Florinda, pagando tudo na data devida, ou viver arrumando desculpas e fugir delas, como o “Seu” Madruga.

Por isso, planejamento e acompanhamento das finanças de seu negócio são essenciais.

Saber quais são seus custos mensais, a viabilidade de contrair dívidas e arriscar parte da renda em outros projetos o ajudarão a administrar melhor a vida financeira.

Cuide do seu fluxo de caixa, das contas a pagar e a receber.

Com um bom planejamento financeiro, você se preocupa menos com contas, pois não gasta mais do que recebe, e assim consegue fazer com que seu negócio e até mesmo sua vida flua mais livremente.