Liderança 4.0: Você está pronto?

4 de setembro de 2018
Liderança 4.0: Você está pronto?

Todos os dias surgem novas tecnologias e todos os dias aumentam o conforto e a praticidade,  a grande maioria dessas novas tecnologias é voltada para trazer mais comodidade para as rotinas mais comuns do nosso dia a dia. A quarta revolução industrial que se deu início em 2013 está mudando a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos, trazendo inteligência artificial e computação em nuvem para a nossa realidade.

A era da Indústria 4.0 trouxe consigo uma tendência à automatização total das fábricas através de sistemas totalmente inteligentes, possíveis por causa da Internet das Coisas e da computação na nuvem que se tornou muito expansiva na última década.

Quais são os principais desafios com a quarta revolução industrial?

  • Internet das Coisas: conexão em rede de objetos, máquinas e veículos por meio de dispositivos eletrônicos que trocam e coletam dados entre si, gerando uma comunicação interna.
  • Segurança: esse é um dos principais desafios na Indústria 4.0. Com toda essa conectividade, é preciso criar sistemas cada vez mais seguros e que protejam os arquivos de dados das empresas.
  • Big Data Analytics: são estruturas de dados já utilizadas pelas corporações por terem novas abordagens para a captura, a análise e o gerenciamento de informações.

Com a quarta revolução industrial a todo vapor, os líderes das empresas precisam estar de olhos e cabeça aberta para trazer novas tecnologias e métricas de gestão, para não ficar de fora dessa corrida.

Fundamentos principais da liderança 4.0.

  • Mudança: além de mudar a própria mentalidade, o líder 4.0 também precisa saber conduzir o seu time a um processo de mudança. Afinal de contas, todos os dias existe uma novidade e dentro de uma empresa, todos têm que caminhar juntos. Nesse sentido, ser transparente em relação a explicar o que se deve fazer é fundamental.
  • Comunicação: como existe uma intensa pressão por gerar resultados, a liderança 4.0 tem o papel de contrariar todo o caos que isso pode gerar nos colaboradores. Nesse caso, saber comunicar é uma característica fundamental para gerar envolvimento e pertencimento por parte da equipe.
  • Talento: saber potencializar os talentos dos colaboradores é uma das principais características de um líder 4.0. Dessa forma, a mudança da equipe será construída e todos caminharão juntos buscando a inovação e produtividade. Cada indivíduo com seus devidos talentos reconhecidos e bonificados, pois funcionários reconhecidos e com apoio são mais produtivos.

Klaus Schwab.

Um grande propagador e expert da prática de liderança 4.0 é o professor e empresário econômico Alemão Klaus Schwab, fundador e chairman executivo do Fórum Econômico Mundial, Ele aponta, num artigo na Agenda Global, quatro princípios que devem orientar a prática da liderança à medida que progredimos na Indústria 4.0. juntamente com o seu livro chamado A quarta revolução industrial.

  1. Concentrar-se em sistemas ao invés de nas tecnologias: As considerações centram-se nas mudanças de grande alcance para as empresas, a sociedade e a política, em vez de na tecnologia em si.
  2. Capacitar-se para dominar a tecnologia: E agir para combater a visão fatalista do progresso, caso contrário não há espaço para o otimismo e para a transformação positiva nas empresas.
  3. Maior colaboração na integração: A colaboração entre os stakeholders deve desempenhar um papel central na forma como integramos as tecnologias transformadoras, ou arriscamo-nos a que o nosso futuro seja construído por defeito.
  4. Focar-se em valores fundamentais em vez de nos bugs: Ver a tecnologia utilizada apenas como uma forma de aumentar a disparidade, a pobreza, a discriminação e os danos ambientais prejudica o nosso futuro; para que o investimento nas novas tecnologias seja justificável, estas devem significar um mundo melhor e não serem sinônimo de aumento da insegurança e de deslocalização.

Esses são os principais pilares para construir na sua empresa a metodologia 4.0 de liderar, sempre pensar para frente, com um pé na praticidade e outro na tecnologia, mas não esquecendo dos principais quesitos que é concentrar-se no objetivo da sua empresa e sempre ter uma comunicação clara e concisa com os seus funcionários, para eles te ajudarem a crescer.

E aí você está  usando a liderança 4.0? Conta para a gente!

E falando em liderança e facilidade, que tal conhecer o sistema Nxfácil, que é rápido, completo e moderno!. Usamos as mais diversas tecnologias, sempre pensamos em como automatizar rotinas e processos, para melhor ajudar na sua gestão empresarial.

Faça um teste grátis, fale com um de nossos atendentes e descubra tudo que temos a te oferecer!

Beijaflor

www.nxfacil.com.br