DMAIC é sigla para define, measure, analyze, improve e control ou em português definir, mensurar, analisar, melhorar e controlar. De forma prática o método DMAIC é usado para melhorar os processo que são compostos por um roteiro de ajuda para as empresas resolverem os seus principais problemas.

Principais objetivos:

  • Melhorar processos e a gestão da empresa;
  • Buscar a melhoria continua;
  • Melhorar a qualidade dos produtos/ Serviços oferecidos;
  • Reduzir custos operacionais;
  • Aumentar a produtividade e rentabilidade;

O principal diferencial do método DMAIC é que ele foca justamente na fase do planejamento da melhoria para reduzir as chances de erro e o tempo necessário para a implementação.

Método DMAIC: DEFINIÇÃO – DEFINE

Essa etapa é fundamental para o sucesso do projeto DMAIC.

Basicamente você precisará definir:

  • Qual é o problema que tem que ser resolvido?
  • Esse problema tem relevância financeira e é viável para o status atual da empresa?
  • Qual é a meta e o ganho financeiro esperado?
  • Quem são as pessoas que irão trabalhar no projeto?
  • Qual o cronograma esperado para conclusão do projeto?

Nesse passo de definição é a que você cria o “contrato de projeto”, que é um documento que formaliza todo o projeto de melhoria e possui informações importantes como: a equipe que irá trabalhar, escopo do projeto, indicadores utilizados, cronograma.

O objetivo deste oficio é informar todos os envolvidos no projeto, desde a sua equipe até os idealizadores da melhoria. O contrato serve também para garantir o comprometimento e a orientação da equipe.

Método DMAIC: MEDIR – MEASURE

Agora chegou a fase de mensurar e observar como estão os processos. Você e sua equipe precisam observar como é o processo atual e quais são seus resultados.

Na etapa de verificação do método você precisa basicamente:

  • Avaliar o desempenho;
  • Levantar dados e informações sobre os processos;
  • Levantar possíveis causas dos problemas.

É possível fazer estas medições de forma qualitativa ou de forma quantitativa. O objetivo final é o mesmo: identificar as causas dos problemas mais importantes e selecionados pelo projeto.

Método DMAIC: ANALISAR – ANALYZE

A terceira fase é a análise. A sua equipe irá analisar os dados medidos na etapa anterior e assim ter um cenário claro do estado atual do processo. Aqui o que você precisa é:

  • Pensar nas causas raiz dos problemas que pretende resolver;
  • Comprovar estas causas raiz com gráficos, análise estatística ou análise de risco;
  • Analisar as melhores formas de combater estes problemas;
  • Criar oportunidades de melhoria.

Método DMAIC: MELHORAR – IMPROVE

Chegou a hora aplicar as soluções para o problema que foi proposto, medido e analisado.

Aqui sua equipe irá priorizar as causas iniciais e principais e então implementar um plano de ação para colocar em prática as melhorias.

Dependendo da melhoria escolhida, o processo de mudança pode ser demorado e provavelmente será a etapa mais demorada.

  • Testar possíveis ações, observando prós e contras;
  • Executar o plano de ação de acordo com as necessidades de cada processo;
  • Implementar as mudanças.

 Método DMAIC: CONTROL – CONTROLAR

Agora chegamos a última etapa do DMAIC, o C de controle. Nessa ultima mas não menos importante etapa você irá monitorar e controlar os resultados das melhorias implementadas e definir controles que irão manter estes resultados.

O controle é muito importante para garantir que a melhoria conquistada será sustentável e irá se manter na prática.

Então nesta etapa sua equipe irá montar um plano de controle simples, que é composto de formas que garantem que os resultados obtidos sejam constantes. O controle pode ser seguido da seguinte forma:

  • Monitorar o plano de ação;
  • Verificar se a meta financeira foi alcançada e será mantida;
  • Estabelecer critérios de controle;
  • Analisar o desempenho geral dos retornos do processo;
  • Buscar a melhoria contínua dos procedimentos.

Alguns consideram o DMAIC uma evolução do PDCA. A principal diferença entre os dois é que no DMAIC o planejamento é geralmente feito de forma mais detalhada por meio de um estudo mais aprofundado do que é feito no PDCA, recorrendo muitas vezes a métodos estatísticos. Por permitir uma análise mais estruturada e aprofundada no planejamento.

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Bruna Klaumann