O que a série Game of Thrones tem a ensinar aos empreendedores?

27 de julho de 2018
O que a série Game of Thrones tem a ensinar aos empreendedores?

     Quem não gosta de relaxar em casa, assistir aquela série comendo uma pipoquinha. Mas quando se trata da série Game of Thrones, tudo muda de papel, o enredo super resumido dessa série maravilhosa é que contém um trono de ferro e 7 reinos querendo subir ao poder que ele trás. Além de muitas cenas de guerra, muitas intrigas políticas e é claro dragões, a série conta com bastante cenas de liderança. Por trás de todos os acontecimentos, há lições e aprendizados que todo empreendedor deve saber para gerir o seu negócio.

Informações são importantes.

     O  Lorde Varys é sem dúvida um dos personagem mais ligados e integrados com o que acontece nos sete reinos de Game of Thrones. Não importa como e onde, ele sempre possui diversos espiões que levam informações para ele, e com isso conquista a lealdade dos líderes e de quem gosta, além de elaborar suas próprias estratégias para melhor assegurar a sua vida. Lorde Varys mostra a importância de gerenciar essas informações a seu favor, fazendo alianças que sejam duradouras para sua empresa, mesmo sem ser dotado de grandes riquezas.

Seja um líder.

     Daenerys Targaryen ao invés de causar medo e pânico nas pessoas, conquistou diversos reinos e tentou melhorar a vida das pessoas enquanto passava pelas cidades. Mesmo tendo o exército dos famosos guerreiros Imaculados e claro sendo mãe de três dragões poderosos. No começo da série, Daenerys não tinha experiência alguma com liderança, ela conseguiu se tornar uma Rainha amada por todos os seus súditos. E mesmo com todo o poder que acumulou, não deixou de ouvir os problemas de seus súditos e fazer o possível para atendê-los com rapidez.

Não se nasce com a habilidade para o empreendedorismo ou com algum dom sobre empreendedorismo, mas é possível desenvolver isso com muito treino e paciência. Basta agarrar as oportunidades certas, estudar o mercado e seus concorrentes, e lançar algo que ajude toda a comunidade que você está mirando. Além disso, Daenerys ensina que não se deve ser um chefe intimidador e autoritário, pois isso trará apenas medo, e não respeito. Um líder sabe como cuidar e motivar sua equipe, fazendo com que os colaboradores estejam a seu favor.

A casa Lennister tem como lema a memorável frase “Um Lannister sempre paga suas dívidas”. Um líder que não cumpre com suas promessas, perde totalmente sua credibilidade e reputação profissional, tanto de seus funcionários quanto dos seus clientes. Por isso, sempre mantenha sua palavra frente à equipe, pois essa é uma das ferramentas mais poderosas para ser admirado e respeitado.

Seja flexível, quando necessário.

     As quase diárias mudanças na vida de Arya Stark fizeram com que ela aprendesse a se adaptar às novas situações e lugares. Desde o começo da série, a jovem que vivia com sua família passou por muitas coisas, desde viajar com um dos responsáveis pela morte de seu pai, até viver em um continente hostil. Sem ajuda de ninguém, apenas com a sua espada que carinhosamente a apelidou de “Agulha”. Mesmo muito jovem, a personagem mostra ser bastante flexível e adaptável sendo forte e sempre pensando nos seus objetivos.

Nossa querida Arya Stark mostra ao longo de toda a série um exemplo de resiliência, se mantendo forte e buscando crescimento mesmo após todos os acontecimentos da sua vida. Assim como ela, todo empreendedor encontrará vários obstáculos em sua trajetória, porém deve enfrentá-los e sair cada vez mais forte dessas situações.

Um empreendedor nato é aquele que consegue entender a situação e se adaptar ás mudanças. É  mais do que essencial estar à disposição para aceitar novas experiências. Assim, sua empresa conseguirá sobreviver a qualquer situação, mesmo em tempos de crise. É possível aprender com ela também a nunca desistir, não importa a dificuldade no qual você se encontra. Sempre é possível dar a volta por cima. Se dedicando muito e estudando.

Foque mais nas suas qualidades.

     Tyrion Lannister foi o personagem mais subestimado e o anão mais querido por todos desde o começo da série. Seu pai o desprezava pois sua mãe morreu ao lhe dar a vida; sofreu um acidente com espada o deixou com uma cicatriz no rosto todo; e quase morreu muitas vezes ao longo da série. Ainda assim, com muita ironia e inteligência, se tornou um dos personagens mais relevantes e influentes da série, adquirindo até mesmo cargos importantes.

Um dos fatos mais comuns na série são as viradas de jogo, pois como Cercei Lennister fala em sua memorável frase “Quando se joga o jogo dos tronos, ou você ganha ou morre”. Quando você pensa que alguém está tranquilo, vem os inimigos e conseguem vencer a batalha, em que você pensou estar ganha. Tenha sempre em mente que os empresários devem estar em constante aprimoramento e atualização perante as mudanças. Não se acomode, pois aquele concorrente que você acha pequeno, pode crescer e dominar o mercado.
No mundo empresarial, é necessário sempre encarar seus “Medos” e  dificuldades, sempre lutar para se aperfeiçoar e se aprimorar. E quando tiver algum problema, seja sincero, é possível resolvê-lo com ajuda ou estudo. Especialmente em tempos difíceis de crise, aprenda a agregar valor mesmo em suas limitações, e saiba como superar seus obstáculos.

Networking

     Petyr Baelish, também conhecido como Mindinho, é um dos personagens mais cheios de cartas na manga de Game of Thrones. Ele sempre buscou ganhar a confiança de pessoas bem vistas, e conseguir as amizades sempre mudando as  suas estratégias. Ele não teria chego até o momento se ele não tivesse feito um bom networking. Até porque, nunca se vence uma guerra lutando sozinho.

Não é recomendado nem certo legalmente que sua empresa aja de má fé da mesma forma que Mindinho faz. Mas é possível aprender algumas coisas com ele, uma é sempre se manter no jogo, mudando os seus planos para o negócio, mas sempre com transparência e honestidade. Além disso, o networking é sempre bem vindo para conseguir o apoio de outros profissionais.

Construa Parcerias.

     Um dos personagens que mais cresceu e que adquiriu reputação ao longo da série foi Jon Snow além de ser um dos mais queridos e fofos da série. Ele se tornou um modelo de caráter e honestidade consigo mesmo e com os que o rodeiam. Suas atitudes e desapego ao poder são percebidas tanto por seus aliados quanto por seus inimigos. Quando necessário, ele soube como fazer parcerias para atingir seu objetivo, mas para isso ele foi franco com seus aliados. Ele expôs os pontos fortes e fracos de todas as situações, e ainda assim construiu fortes alianças.

Jon Snow da casa Stark, se viu forçado a estabelecer uma aliança com os Selvagens temidos por muitos, sendo essencial para aumentar o número de homens (entre outras criaturas como gigantes) lutando ao seu lado contra os Caminhantes Brancos. Na vida empresarial, muitas vezes teremos que encontrar parceiros para fortalecer nosso negócio e, dessa forma, fortalecer nossa marca no mercado.

O empreendedor deve procurar por parceiros de confiança e estabelecer alianças, e que tenham a garra para fazer a empresa crescer e se destacar na área de atuação da mesma. Mesmo que vocês tenham de enfrentar algumas dificuldades, seja honesto e busque por aquele parceiro que demonstra lealdade, coragem e vontade de buscar novos desafios. Dessa forma, ambos poderão encarar a guerra do mundo dos negócios.

E aí o que achou do nosso apanhado de informações dessa séria “maravilinda”. Conta para a gente e não esqueça de verificar a classificação indicativa!

Beijaflor

www.nxfacil.com.br