Para obter sucesso com qualquer negócio, é  sempre necessário prestar atenção em vários  fatores que envolvem o cotidiano empresarial. Um destes fatores, que tem uma imensa importância é a gestão de estoque, que deve ser pensada de uma forma organizada e planejada, de forma que não sejam armazenados produtos em excesso, e também que não falte produtos.

 A gestão de estoque é muito importante para empresas que atuam como fabricantes ou montadoras de qualquer material ou serviço, dependem fortemente de um estoque bem gerenciado por uma série de razões. No final das contas, uma empresa que dependa de produção não pode sobreviver sem um bom sistema de gerenciamento de estoque.

A importância para a empresa de contar com um bom sistema de gerenciamento de estoque inteligente está na grande variedade de benefícios que oferece para a organização como um todo.

Identificar demanda do mercado: ao saber exatamente quais os produtos que mais têm saída do estoque da sua empresa, é possível identificar quais são os itens com maior demanda, ou seja, quais são os responsáveis pelo maior número de vendas da sua empresa.

Dicas para gerenciar o seu estoque:

Não perder vendas: quando você sabe quais são os produtos mais consumidos pelos seus clientes, eles podem nunca faltarem no seu estoque. Assim, evita-se perder uma ou mais vendas.

Evitar prejuízos: estoque é dinheiro investido e quando existem mercadorias que não são vendidas significam dinheiro parado. E se elas não forem vendidas, trará apenas prejuízo para você. Mas com a gestão de estoque, você consegue identificar produtos com pouca saída, os quais podem não ser vantajosos para o seu negócio. É possível ainda fazer uma ação promocional com eles para que a venda seja feita.

Planejar vendas: a gestão do estoque ajuda o setor de vendas a fazer um planejamento bem programado. Isso porque, tendo o controle do que entra e o que sai do estoque, é possível avaliar em que épocas dos anos alguns itens vendem mais do que outros. E, assim, focar em ações de marketing para esses artigos.

Planejar produção: quando uma empresa fabrica produtos para vender, a gestão do estoque é duplamente benéfica. Isso se deve ao fato dela ajudar no controle das matérias-primas, evitando que algo deixe de ser produzido por falta de um dos itens importantes da fabricação da mesma.

Registrar tudo (que chega e que sai, mercadorias e insumos): isso significa criar um cadastro para cada item – e atualizar conforme houver alguma mudança de status – contendo informações como código e descrição, data de aquisição e de venda, além do preço pelo qual cada item foi vendido.

Atenção aos produtos perecíveis: se eles estragarem antes que você venda, você terá prejuízo. Por isso, não deixe de considerar esse detalhe quando planejar suas compras com fornecedores.

Então você se pergunta quais os principais erros cometidos na gestão de estoque, que podem comprometer o rendimento.
Uma gestão de estoque realizada de uma forma desorganizada, pode causar grandes prejuízos para as empresas, que acabam não possuindo uma visão completa a respeito da disponibilidade de seus produtos, perdendo assim oportunidades de vendas ou então realizando investimentos desnecessários e ainda pode acontecer de ter que parar a sua fabricação de produtos ou até a realização de serviços.

Quais são os princípios da gestão de estoques?

Previsão da demanda:
Esta é uma habilidade especializada. Uma empresa deve ser capaz de prever demandas de bens e produtos específicos em um momento específico do ano. A empresa deve criar e manter o seu sistema de inventário com base nas demandas, reais e previstas.

Monitoramento do sistema:
Um inventário deve ter um mecanismo de monitoramento da quantidade em estoque, a todo momento. A empresa deve saber com exatidão a quantidade de estoque em qualquer ponto específico no tempo.

Qualidade de armazém:
O armazém deve ser capaz de manter o estoque em boas condições. Materiais desperdiçados geram perdas de oportunidades e receitas.

A Gestão de Estoques é, portanto, um desafio para a maioria das empresas. Na verdade, mesmo antes que uma empresa comece suas vendas, seu lucro ou prejuízo pode ser parcialmente explicado por quão bem a empresa é capaz de gerenciar seus estoques.

Para ter um estoque saudável e bem administrado é bom você adotar uma boa ferramenta para o seu estoque. O nosso sistema NX possui um completo gerenciamento e controle de estoque.
Quer conhecer mais? Clique aqui e confira: Estoque Nxfácil
Q
ualquer duvida chama a gente no Chat
:)

Marketing