A gestão de Produto é a área responsável pela concepção de produtos que lida com questões como: que produtos vender, que produtos devem ser comprados para revenda, que produtos não tem uma saída tão grande quanto a esperada e não deverão ser comprados novamente, tudo isso é uma parte essencial para a empresa entender o clico de vida dos seus produtos.

Gestão de Produtos é a função responsável por todos os aspectos de um produto web, desde os objetivos estratégicos até os detalhes de experiência do usuário. É a função responsável por fazer a conexão entre a estratégia da empresa e o cliente por meio do produto web.

Gestão de Produto é uma área da administração que lida com assuntos como:

  • Que produtos produzir e vender;
  • Novos produtos;
  • Quais produtos, não é bom produzir;
  • Quantos produtos ter na mesma linha;
  • Como equilibrar uma gama de produtos;
  • Se se deve usar uma estratégia diferente para a venda de produtos ou não;
  • Qual o melhor posicionamento do produto;
  • Que marca usar na industrialização;
  • Como a embalagem do produto e como a forma produto deve ser;
  • Deve entender de todo clico de vida do produto.

Os três passos para começar com eficiência o processo de gestão dos seus produtos são:

1 – Conheça o fundamento do seu produto.

As habilidades necessárias da pessoa que vai cuidar da gestão dos produtos são: habilidades de comunicação, visão, pensar grande e boa liderança. O serviço em um contexto geral envolve planejar, orçar, produzir, divulgar e analisar resultados de produtos coerentes e de qualidade para a empresa, trazendo resultados e métricas. Para isso é preciso conhecer bem os usuários de seus produtos, seus problemas e necessidades quando compram ou utilizam os seus produtos/serviços.

2 – Siga uma rotina.

Definir uma rotina de metodologia aplicada é definir os processos a serem seguidos, aqueles que dão maior controle sobre os recursos que serão utilizados nos produtos. É muito importante escolher a que esteja de acordo com as exigências do seu mercado e com a cultura da sua organização, para ajudar no dia a dia. Uma metodologia adequada vai tornar a sua equipe mais eficiente e melhorar os resultados de seus produtos colocados no mercado.

3 – Acompanhe as noticias.

Se manter bem informado no mundo das novidades e novas versões dos produtos é muito importante, acompanhe o mundo dos negócios e blogs de tecnologia, fique de olho no mercado e nos preços padrões.

Percebemos que a gestão de produtos está relacionada com todo o ciclo de vida de um produto, desde sua concepção até decisões de descontinuar esse produto. Além disso, a gestão de produtos,  terá que se relacionar com todas as áreas da empresa.

A sua empresa faz gestão do produto? Conta para a gente! 😉

Beijaflor

www.nxfacil.com.br

Marketing