O que é ISO?

15 de outubro de 2018
O que é ISO?

A ISO é uma norma  muito reconhecida, ela tem sido buscada por todos os tipos de empresas, desde as Micros até grandes indústrias.

O que é a ISO?

A sigla ISO denomina International Organization for Standardization, ou em português, Organização Internacional de Padronização é uma organização não governamental internacional.

Nada mais é  do que um meio de promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas para que a qualidade da demanda da empresa envolvida seja melhorada. A International Organization for Standardization foi criada em 1947 e a sua sede atualmente é em Genebra.

A ISO abrange cerca de 160 países, várias áreas técnicas e de conhecimentos mas uma exceção é a de normas na área de engenharia eletrônica e elétrica, que são de responsabilidade da International Electrotechnical Commission.

Qual é seu objetivo?

O objetivo principal ao obter uma ISO é fornecer um conjunto de requisitos que quando bem  implementados, garantem mais confiança de que a organização é capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes, e que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis na legislação.

Para uma empresa receber qualquer certificado da ISO, ela deve passar por diversos passos, para garantir que a ISO seja implementada corretamente e que atenda as normas indicativas para obter cada ISO específico. A implantação pode ser feita em qualquer empresa, desde que se adeque às regras, é uma candidata ao certificado.

Muitas empresas adotam as normas e métricas da ISO e as utilizam como práticas, mesmo sem obter a certificação, devido aos inúmeros benefícios que seguir as práticas traz a empresa como um todo, melhorando a qualidade de produção da empresa e a organização total.

 As principais ISO’s são:

ISO 9000;
ISO 9001;
ISO 9004;
ISO 14000;
ISO 14064;
ISO 27000.

A ISO promove a normatização de empresas e produtos, para manter a qualidade permanente. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14064. As ISO 9000 e 9001 são um sistema de gestão de qualidade aplicado em empresas, e ISO 14000 e ISO 14064 são um sistema mais voltado especificamente para a gestão ambiental.

Exemplo de como conseguir  certificação ISO por exemplo  9001 acontece em 7 passos, que devem ser seguidos a risca:

  1. Defina o método de implementação adequado para sua empresa;
  2. Defina uma equipe de implementação;
  3. Diagnóstico e planejamento;
  4. Envolva seus colaboradores;
  5. Implemente os requisitos da norma;
  6. Execute uma auditoria interna;
  7. Contrate a auditoria de certificação;

Vale lembrar que o processo de Gestão da Qualidade é contínuo e que o certificado tem prazo de validade, além de serem necessárias certificações para manutenção do selo ISO 9001.