O termo ROI é uma sigla para “Return over Investment”, ou Retorno sobre Investimento. É possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando ou  até mesmo perdendo com cada investimento.

A métrica é importante porque permite que você avalie como certas iniciativas contribuem com os resultados da empresa. Da mesma forma, com base no ROI é possível planejar metas baseadas em resultados tangíveis e entender se está valendo a pena ou não investir. Assim você pode saber quais investimentos valem a pena e como otimizar aqueles que já estão funcionando para que performem ainda melhor.

Representa, basicamente, a relação entre o lucro/prejuízo obtido sobre o capital investido.

Isso inclui tudo o que for feito visando algum lucro futuro, como campanhas de marketing, treinamentos de vendas, compra de novos equipamentos.

O ROI pode ser calculado em diversas áreas como:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Email Marketing;
  • Mídias Sociais;
  • Google AdWords;
  • Blog Corporativo;
  • ROI do SEO.

Como calcular o ROI?

Screenshot_227

Imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 200 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 20 mil. Então temos:

  • ROI = (200.000 – 20.000) / 20.000
  • ROI = 9

Nesse exemplo, o retorno sobre o investimento foi de 9 vezes o investimento inicial. Você pode também multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem — no caso, 900% de retorno.

O cálculo do ROI serve a inúmeros propósitos. É  principalmente utilizado para ajudar na decisão de investimentos em novos negócios e projetos, por exemplo, uma vez que indica o potencial de retorno sobre o aporte realizado. E serve também para medir como os investimentos em marketing podem contribuir para os resultados de uma empresa, além de identificar o prazo do retorno financeiro dessas iniciativas.

O principal benefício desse indicador é avaliar se o investimento feito está dando o retorno esperado. Mas o ROI  também traz outros benefícios que mostram  a importância de sempre o analisar. A partir deste indicador a empresa consegue identificar os segmentos que mais geram lucro, efetivar vendas, além da melhor forma de captar e fidelizar clientes.

Beijaflor

www.nxfacil.com.br

Marketing