Semana da educação financeira 2018

17 de maio de 2018
Semana da educação financeira 2018

A Semana da educação financeira é realizada entre os dias 14 e 20 de maio de 2018, é uma iniciativa promovida anualmente pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), em 2018 será a  5ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). No ano passado, mais de 100 planejadores financeiros certificados atenderam a população de forma voluntária. A expectativa da Associação para esta edição é ampliar o alcance ao público final, que em 2017 registrou a marca de aproximadamente 7 mil pessoas, por meio do aumento do número de voluntários.

Quando falamos em uma boa gestão financeira, lembramos de coisas básicas como, recebimentos, contas, administrar o dinheiro em bancos. Mas o assunto pode ser muito mais aprofundado quando se trata de um bom sistema de gestão. Para entender bem as entradas e saídas da sua empresa, precisamos ter sempre em mente que um bom controle do Fluxo de caixa e de DRE é extremamente importante.

O nosso sistema Nxfácil, te ajuda a controlar toda a parte financeira da sua empresa, temos controle de contas a pagar e a receber, emissão de boletos, fluxo de caixa, DRE, controle de extratos bancários e muito mais.

Fluxo de Caixa:

Você sabe a importância do fluxo de caixa? Se um dono de negócio olhar apenas para o dinheiro que entra das vendas ou contratos, pode ser levado a uma visão errada sobre a situação da empresa. Um pico nas vendas ou a data de vencimento dos contratos cria uma impressão de que tem dinheiro sobrando, mas sem olhar os gastos que vêm pela frente, essa informação sobre a realidade financeira da empresa fica escondida. É preciso entender o que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar no controle e na organização de seus negócios.

Fluxo de caixa é um controle da movimentação financeira em um determinado período de tempo que você pode escolher administrar, ele leva em base entradas e saídas de dinheiro a partir de registros detalhados do sistema. Em uma visão diária, semanal ou mensal.

Para o fluxo de caixa funcionar corretamente é necessário que todas as receitas e despesas, por menores que sejam, precisam ser registradas dentro do sistema. É bem comum que empresas comecem a se organizar a partir de planilhas, mas o mais recomendável é avançar rumo a ferramentas mais completas, como um sistema de gestão online.

A partir desse levantamento de despesas, que é uma ação básica e indispensável de gestão financeira, é possível contar com uma verdadeira base de dados. Com ela, o dono do negócio tem os subsídios necessários para a tomada de decisões.

Isso porque, ao realizar o fluxo de caixa, ele adquire uma visão mais precisa sobre o momento financeiro da empresa. Isso significa saber, que aquela semana que parecia ótima para o faturamento, na realidade gerou receitas próximas das despesas, assim o administrador do negócio consegue medir, se o momento é de cortar alguns gastos desnecessários.

Screenshot_74

Demonstrativo de Resultado (DRE):

No nosso sistema também contém o Demonstrativo de Resultado  (DRE), que nada mais é do que um tipo de demonstração financeira que tem como foco principal compilar as informações financeiras da empresa a fim de formar o resultado líquido do exercício ou seja o lucro ou prejuízo resultante da operação. A formação desse resultado se dá através da definição de todas as receitas da empresa, seus custos e despesas conforme o princípio contábil do Regime de Competência de contas.

Perguntas comuns dos empreendedores como, depois de ter operado este ano inteiro quanto a empresa ganhou ou quanto a empresa gastou com determinada despesa, podem ser respondidas com a análise desta demonstração. Por essas e outras que o DRE é uma das principais demonstrações contábeis.

Juntamente ao Demonstrativo de Fluxo de Caixa, o DRE é um dos dois relatórios indispensáveis para gestão e um procedimento de suma importância para avaliar a saúde financeira de qualquer empresa, não importando o tamanho ou área de atuação.

Com ele a empresa pode avaliar sua capacidade de geração de riqueza (lucro) e quando necessário, realizar modificações na administração para melhorar os resultados. Quando o DRE retrata a real situação da empresa, torna possível uma administração voltada para a eficiência e a competência, e é flexível aos interesses dos usuários de maneira geral.

E por ser um relatório bastante detalhado e ao mesmo tempo intuitivo, o Demonstrativo de Resultados do Exercício fornece aos administradores e gestores importantes elementos fundamentais para tomada de decisão. Sem estas informações, a avaliação da verdadeira situação da empresa fica muito mais difícil, comprometendo inclusive a tomada de decisões estratégicas.

Screenshot_75

Gostou do artigo? Que tal conhecer a nossa página de gestão de empresas. Nós da Nxfácil, facilitamos para você o gerenciamento da sua empresa, desde emissão de notas ao controle do seu estoque.
Quer conhecer um pouco mais, visite a nossa página https://www.nxfacil.com.br/ e faça um teste grátis, e é claro se tiver alguma dúvida é só mandar no Chat, que temos o prazer em atender você.
🙂