A Semana da educação financeira é realizada entre os dias 14 e 20 de maio de 2018, é uma iniciativa promovida anualmente pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), em 2018 será  5ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). No ano passado, mais de 100 planejadores financeiros certificados atenderam a população de forma voluntária. A expectativa da Associação para esta edição é ampliar o alcance ao público final, que em 2017 registrou a marca de aproximadamente 7 mil pessoas, por meio do aumento do número de voluntários.

Quando falamos em uma boa gestão financeira, lembramos de coisas básicas como, recebimentos, contas, administrar o dinheiro em bancos. Mas o assunto pode ser muito mais aprofundado quando se trata em um bom sistema de gestão. Para entender bem as entradas e saídas da sua empresa, precisamos ter sempre em mente que um bom controle do Fluxo de caixa e de DRE é extremamente importante.

O nosso sistema Nxfácil, te ajuda a controlar toda a parte financeira da sua empresa, temos controle de contas a pagar e a receber, emissão de boletos, fluxo de caixa, DRE, controle de extratos bancários e muito mais.

Fluxo de Caixa:

Você sabe a importância do fluxo de caixa? Se um dono de negócio olhar apenas para o dinheiro que entra das vendas ou contratos, pode ser levado a uma visão errada sobre a situação da empresa. Um pico nas vendas ou a data de vencimento dos contratos cria uma impressão de que tem dinheiro sobrando, mas sem olhar os gastos que vêm pela frente, essa informação sobre a realidade financeira da empresa fica escondida. É preciso entender o que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar no controle e na organização de seus negócios.

Fluxo de caixa é um controle da movimentação financeira em um determinado período de tempo que você pode escolher administrar, ele leva em base entradas e saídas de dinheiro a partir de registros detalhados do sistema. Em uma visão diária, semanal ou mensal.

Para o fluxo de caixa, funcionar corretamente é necessário que todas as receitas e despesas, por menores que sejam, precisam ser registradas dentro do sistema. É bem comum, que empresas comecem a  se organização a partir de planilhas, mas o mais recomendável é avançar rumo a ferramentas mais completas, como um sistema de gestão online.

A partir desse levantamento de despesas, que é uma ação básica e indispensável de gestão financeira, é possível contar com uma verdadeira base de dados. Com ela, o dono do negócio tem os subsídios necessários para a tomadas de decisões.

Isso porque, ao realizar o fluxo de caixa, ele adquire uma visão mais precisa sobre o momento financeiro da empresa. Isso significa saber, que aquela semana que parecia ótima para o faturamento, na realidade gerou receitas próximas das despesas, assim o administrador do negócio consegue medir, se o momento é de cortar alguns gastos desnecessários.

Screenshot_74

Demonstrativo de Resultado (DRE):

No nosso sistema também contem o Demonstrativo de Resultado  (DRE), que nada mais é do que um tipo de demonstração financeira que tem como foco principal compilar as informações financeiras da empresa a fim de formar o resultado líquido do exercício ou seja o lucro ou prejuízo resultante da operação. A formação desse resultado se dá através da definição de todas as receitas da empresa, seus custos e despesas conforme o princípio contábil do Regime de Competência de contas.

Perguntas comuns dos empreendedores como, depois de ter operado este ano inteiro quanto a empresa ganhou ou quanto a empresa gastou com determinada despesa, podem ser respondidas com a análise desta demonstração. Por essas e outras que o DRE é uma das principais demonstrações contábeis.

Juntamente ao Demonstrativo de Fluxo de Caixa, o DRE é um dos dois relatórios indispensáveis para gestão e um procedimento de suma importância para avaliar a saúde financeira de qualquer empresa, não importando o tamanho ou área de atuação.

Com ele a empresa pode avaliar sua capacidade de geração de riqueza (lucro) e quando necessário, realizar modificações na administração para melhorar os resultados. Quando o DRE retrata a real situação da empresa, torna possível uma administração voltada para a eficiência e a competência, e é flexível aos interesses dos usuários de maneira geral.

E por ser um relatório bastante detalhado e ao mesmo tempo intuitivo, o Demonstrativo de Resultados do Exercício fornece aos administradores e gestores importantes elementos, fundamentais para tomada de decisão. Sem estas informações, a avaliação da verdadeira situação da empresa fica muito mais difícil, comprometendo inclusive a tomada de decisões estratégicas.

Screenshot_75

Gostou do artigo? Que tal conhecer a nossa página de gestão de empresas. Nós da Nxfácil, facilitamos para você o gerenciamento da sua empresa, desde emissão de notas ao controle do seu estoque. Quer conhecer um pouco mais, visite a nossa página https://www.nxfacil.com.br/ e faça um teste grátis, e é claro se tiver alguma duvida é só mandar no Chat, que temos o prazer em atender você.
:)

Marketing