Verdade seja dita, sem bons preços, os produtos podem ficar encalhados no estoque e isso significa prejuízo na certa.
E o mesmo vale para os serviços, se não houver uma precificação adequada…
Por isso uma boa negociação com fornecedores é essencial para que pequenas empresas sejam mais competitivas no mercado e assim sendo, possam crescer.
Basicamente, tudo é passível de negociação, mas você deve estar preparado(a) antes de começar a pechinchar se quiser obter o melhor negócio.
Ok, sabemos que nem sempre negociar com fornecedores é tarefa das mais fáceis, pois, na maioria das vezes, se torna um “jogo de interesses”.
Enquanto o interesse do comprador é baixar o preço mas sem perder a qualidade dos produtos, quem fornece defende a qualidade para mantê-lo e, enquanto o fornecedor quer encurtar os prazos de pagamento, quem compra luta para estender datas e diminuir juros e por aí vai.
Algumas dicas para a negociação são fundamentais para os empreendedores, administradores, que querem manter boa relação com seus fornecedores e também conseguir descontos em seus acordos.
Por isso, confira neste post algumas dessas “sacadas” e prepare-se bem para fechar bons e justos negócios!
Não aceite a primeira oferta.
Talvez esta seja a mais básica das regras para se lidar com um fornecedor.
Em vez disso, você pode fazer uma contraoferta ou pedir que eles façam uma oferta com preço melhor ou condições melhores.
Para tanto, justifique esse pedido com a quantidade de negócios que você pretende com eles, o fato de querer uma parceria de longo prazo.
Empreendedores muito ávidos no momento do fechamento do negócio podem causar a impressão de que aceitam qualquer termo contratual.
Uma boa dica é demonstrar um pouco menos de interesse na compra de determinados produtos ou negociar com bastante antecedência.
Essas estratégias permitem que você tenha tempo para pesquisar o mercado e avaliar se a proposta de seu fornecedor é mesmo a melhor disponível.
Conheça bem o mercado e os preços praticados.
É extremamente importante que a empresa conheça bem o mercado no qual o fornecedor atua.
Só assim é possível saber os preços mais justos, a qualidade do serviço/produto oferecido e como está estruturada a concorrência.
Munidos de tais informações, os administradores podem negociar os valores junto ao fornecedor sem que saiam da margem do mercado e cheguem a acordos surreais.
Peça maiores quantidades e exija descontos.
Se seu negócio demanda estoques maiores, essa é uma regra geral que pode funcionar para você.
Mas é oportuno frisar que isso só é possível quando não há problemas com as datas de expiração desses produtos, se eles não são perecíveis.
Se for esse o caso, faça um orçamento com seu fornecedor pedindo quantidades maiores, mediante o respectivo desconto que essa vultosa transação merece.
Fornecedores tendem a gostar de empresários que encomendam muitos produtos deles, sendo inclusive possível, na maioria das vezes, obter mais descontos e outras vantagens dos fornecedores.
Se você trabalha com vários fornecedores, considere a hipótese de transferir seus negócios todos para um só, obviamente que como tudo, essa opção tem seus prós e seus contra, mas compete a você analisar.
Necessário ressaltar que antes de fazer a transição, porém, ligue para o fornecedor e converse com ele sobre maiores descontos em troca de todos os seus negócios.
“Esse cara sou eu!”: venda sua empresa como alguém que gerará muitos negócios para eles.
Você ama negócios, ganhar dinheiro, não é verdade? Com os fornecedores também não é diferente, afinal são iguais a todo e qualquer empresário.
Eles também querem vender o máximo de produtos possível e gostam dos clientes que podem ajudá-los a atingir esse objetivo.
Por isso, ao negociar com fornecedores, deixe claro para eles que você trará oportunidades de negócios em longo prazo.
Se você já possui um bom histórico de compras com eles, informe quantos negócios eles podem esperar com base nessas compras.
Caso esteja começando, forneça a eles um plano de projeções de vendas baseado em lógica e pesquisa.
E por favor, lembre-se que a imagem da sua empresa é fundamental para fazer bons negócios, por isso é importante manter a regularidade dos pagamentos ( evite a inadimplência a todo custo), manter o nome sempre limpo e manter uma constância de negócios com os fornecedores, pois assim eles podem perceber a seriedade do seu trabalho com o passar das transações.
Não se fixe apenas no preço.
Se o fornecedor por algum motivo, não quiser mexer no preço de jeito nenhum, não tem problema: você pode negociar outros pontos que ajudarão a diminuir suas despesas.
Pode-se, por exemplo, negociar redução do pagamento inicial, desconto para compras em grande quantidade, envio mais rápido sem custos adicionais para você ou melhorias na garantia, como duração ou abrangência, etc.
Além disso, se você solicitar e receber prazos mais longos, poderá melhorar seu fluxo de caixa.
Pode-se também, pedir descontos adicionais ao pagar suas faturas antes do prazo, enfim, aqui há muitas possibilidades de obter vantagens que vão além do preço, sem deixar de ser um bom negócio.
Conversar com vários fornecedores ainda é permitido.
O bom e velho “estou só fazendo um orçamento”, ainda continua valendo.
Para encorajar preços competitivos, converse com pelo menos três fornecedores e os informe de que está fazendo outras cotações.
Vence o fornecedor que oferecer a oferta mais competitiva, sem deixar de ter a qualidade em mente ao considerar as ofertas.
Depois de encontrada uma opção mais barata, procure outro fornecedor e verifique se ele tem interesse em cobrir a oferta, você pode se surpreender com os descontos que essa técnica de negociação pode acarretar!
Vale a pena testar.
Também há casos em que a regularidade e o histórico de relacionamento entre sua empresa e seus fornecedores podem lhe render descontos e prazos preferenciais de entrega, por exemplo.
Avalie qual estratégia seria mais benéfica para sua empresa e decida sobre a melhor solução comercial para seus negócios.
Foque no ganha-ganha e busque benefícios mútuos.
Negociar implica chegar em um ponto que seja benéfico para ambas as partes, não é muito salutar a adoção de uma posição meramente impositiva nas negociações com os fornecedores, já que ambas as pessoas jurídicas devem se beneficiar dessas transações comerciais.
Por isso, é extremamente importante que todos façam concessões para que tenham, também, vantagens.
Dessa forma, aja com sinceridade nas tratativas e procure conciliar ao máximo os interesses — sejam eles relacionados a preços, prazos de entrega ou outros aspectos do contrato de fornecimento de mercadorias.
Invista na proximidade com seus fornecedores e seja alguém com quem eles realmente querem fazer negócios.
Quando nos referimos a ser próximo de seus fornecedores, não estamos dizendo que vocês precisam ser amigos íntimos (mas se houver tal possibilidade, por que não?), mas é importante que o contato entre vocês seja regular e realmente amistoso.
Quanto maior a frequência de negociações entre as partes, maiores as possibilidades de flexibilização da relação comercial e isso pode vir a trazer bons resultados em termos de prazos, preços, quantidades, etc.
Outro ponto interessante para estreitar ainda mais o relacionamento é que não importa a quantidade de negócios que você realiza com seus fornecedores, se sua empresa for um “cliente-problema”, dificultará bastante na hora de obter uma melhor oferta.
Por isso, para manter uma boa relação de negócios com os fornecedores, também é super importante lembrar que, tanto quanto eles precisam você como cliente, você também precisa deles.
Não se esqueça de pagar suas contas em dia, manter uma comunicação aberta e tratar a relação como uma parceria, na qual ambos obtêm o que precisam.
Money Talks: que tal oferecer depósitos maiores para ganhar um desconto maior?
Fornecedores se preocupam tanto quanto você com as contas a pagar e receber. Por isso, uma dica bacana para garantir descontos maiores é oferecer depósitos maiores nos seus pedidos.
Isso mesmo, se o fornecedor sabe que receberá de 50% a 60% adiantados, o poder de barganha de sua empresa e a probabilidade de negociação de preços aumentam.
Não tenha medo de negociar.
Deixe a inibição de lado na hora de lidar com fornecedores.
É preciso saber negociar pelo bem do seu negócio, mesmo que você não possua o mesmo poder de convencimento dos vendedores profissionais.
Não tenha medo de negociar, de buscar preços melhores e ter diálogos francos sobre preços e valores a serem ajustados
Essas são só algumas das estratégias para conseguir negociar melhor com seus fornecedores, nos conte: qual abordagem parece ser a mais adequada para o seu negócio?