Ter um tipo de vantagem competitiva é sem dúvidas muito importante para a sua empresa. Todos os dias novas empresas nascem e vem trazendo produtos e serviços de qualidade, então é bom ficar de olho nos seus concorrentes e levantar a sua vantagem competitiva contra as demais, o que pode tornar o seu produto algo único.

Saber identificar o diferencial da sua empresa é muito importante para saber valorizar esse diferencial e o promover para que a sua empresa cresça e seja reconhecida.

Esse diferencial pode estar em qualquer processo, desde atendimento ao cliente a preço dos produtos. É justamente essa vantagem competitiva que trás os clientes a aderirem e tornarem seus clientes.

Estratégias para ter a vantagem competitiva.

Pense bem nas suas estratégias:
Alguns clientes preferem preço do que qualidade, então não adianta fazer um produto perfeito e de ótima qualidade se os clientes não vão pagar por ele.

Já pode-se ter clientes ao contrário ou seja pode ter clientes que preferem muito mais a qualidade logo não se importarão com o preço a ser pago pelo mesmo. Então é muito importante que você conheça bem o perfil do seu cliente ou o meio que está rodeado.

Diminua os custos com a produção do seu produto:
Repense a fabricação dos seus produtos ou do seu serviço, pense em como você pode diminuir o custo da fabricação do mesmo, assim você pode diminuir o valor do produto final.

Assim a sua empresa pode oferecer um produtos bons mas com preços atrativos, e isso sem dúvidas se torna um grande diferencial competitivo.

Conheça seus recursos operacionais:
Para você saber o potencial da sua empresa, primeiro tem que conhecer dos recursos da mesma e dos passos a serem seguidos até a industrialização. Para verificar a sua vantagem competitiva você pode observar os seguintes pontos:

  • Produtos;
  • Matéria prima;
  • Industrialização;
  • Equipamentos;
  • Tempo de entrega;
  • Qualidade do atendimento;
  • Local da empresa;

O local da empresa é muito importante também, estar bem localizado significa ter mais público e mais visibilidade para atrair clientes.

O gestor deverá analisar esses pontos e nele que será avaliado qual é a verdadeira vantagem competitiva que poderá ser explorada.

Pergunta que não quer calar: mas quais as características de uma vantagem competitiva?

  • Gerar valor ao cliente – Não basta ser única e criativa se não for aquilo que o cliente quer, uma vantagem competitiva deve, em primeiro lugar, agregar valor ao cliente;
  • Ser insubstituível – é importante que não existam vantagens competitivas substitutas disponíveis aos concorrentes. Se eles não puderem copiar a sua ideia, mas puderem substituí-la, então ela não terá impacto desejado.
  • Ser sustentável – a vantagem competitiva deve ser sustentada ao longo do tempo, ou seja, não pode ser facilmente copiada pela concorrência.

Se os seus concorrentes tem um bom atendimento por exemplo, para você agora ter um bom atendimento não é uma vantagem competitiva e sim uma obrigação.

Concluímos assim que vantagem competitiva é algo que fará com que os clientes, escolham a sua oferta ao invés do seu cliente. E sem dúvidas sua empresa sobrevive em base das vendas aos clientes.

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Bruna Klaumann