Você é daquelas pessoas que pensam em não cuidar da organização de sua empresa só porque ela é pequena no mercado? Acho melhor rever seus conceitos. Uma pequena empresa necessita de organização tão qual os grandes grupos corporativos e os resultados dependem do quanto você se dedica para fazer as engrenagens rodarem. Para você que quer aprimorar a gestão da sua empresa, apresento a seguir 9 dicas para alavancar sua gestão empresarial.
1) Não tenha medo de ser copiado
Não deixe com que o medo de roubarem suas ideias impeça você de compartilhá-las. Pois as ideias começam a tomar forma quando colidem umas às outras. Ás vezes uma boa orientação de alguém que está mais tempo no ramo poderá ser importante para preparar sua empresa no mundo dos negócios.
2) Planeje-se previamente
Tenha um bom planejamento antes de lançar sua ideia no mercado. Prepare-se, faça um plano de negócios. Por toda internet estão espalhados modelos de plano de negócios ou de Canvas, uma ferramenta utilizada no planejamento de negócios permitindo que qualquer empreendedor desenvolva suas ideias de negócio.
3) Pense, quem são seus clientes?
Conheça mais seus clientes, o que gostam, como é sua rotina, qual o meio de comunicação que ele mais usa, para assim saber realmente como você ou seu produto poderão ajudá-los.
4) Ande na linha
Manter sua empresa dentro das formalidades, fará você economizar mais tempo na hora em que sua empresa precisa emitir notas fiscais, obter máquinas de cartão de crédito, entre outras necessidades que apenas empresas com CNPJ podem obter.
5) Tenha controle de sua administração financeira
Muitos empreendedores encontram-se perdidos quando a questão é organização financeira. Para “sair do aperto” é importante uma boa organização no seu fluxo de caixa. Assim você poderá ter total controle de sua situação monetária e planejar o crescimento da empresa.
6) Saiba classificar suas despesas
Saber separar suas despesas pessoais das empresariais também é um processo de organização que irá facilitar muito na formação de sua empresa, muitas vezes o empreendedor usa o dinheiro da empresa para pagar contas pessoais ou ao contrário. Um dinheiro que se bem definido numa margem de lucro poderia ser melhor investido no crescimento da empresa.
7) Tente negociar
Negociar para cortar gastos e economizar é uma importante estratégia para aproveitar melhor seus recursos. Negociando com seus fornecedores e tendo um fluxo de caixa equilibrado, você poderá fazer compras à vista para repor seu estoque com menos custos.
8) Fique atento em seu estoque
Garanta que não falte mercadorias para seu cliente, “se vender é preciso entregar”. E também, cuide com o acúmulo excessivo de mercadorias, pois “produto em estoque é dinheiro parado”, se isso vier a se tornar um problema experimente uma promoção ou queima de estoque, pois é uma maneira criativa de movimentar esse dinheiro encostado.
9) Dê voz a seus clientes
Não se esqueça de estabelecer estratégias de comunicação, seu cliente vai querer tirar suas dúvidas de preços, de produtos ou de formas de pagamento, entre outras. Facilite o acesso a comunicação com seu cliente, por meio de redes sociais ou por algum aplicativo de chat em seu site ou e-commerce.
Esperamos que este post tenha ajudado você a refletir em como melhorar a gestão de sua empresa. Gostou desse post? Quer nos dar sua opinião ou sugerir temas? Comente aqui embaixo que iremos ler com muita satisfação.