Responda sinceramente: você sabe como reagir toda vez que sua concorrência lança uma ofensiva?
Com certeza a paz e o sossego de seu negócio é perturbada pelas movimentações dos seus concorrentes: um novo player de mercado que “chega, chegando”, melhores preços que os seus, melhores condições de pagamento, novo produto ou até mesmo uma ambiciosa e chamativa campanha de comunicação.
Tudo isso tem o seu lado ruim e o seu lado bom: se por um lado, mais e mais concorrentes surgem, significa (pelo menos em um primeiro momento) que o mercado escolhido ainda tem grandes possibilidades.
Mas saiba que é possível mesmo com a concorrência saindo à frente no campo das estratégias, implementar estratégias para os 4 cenários mais comuns, confira:
1º Cenário – Competidor baixa os preços
Evite também baixar os preços, quando as vendas caem não convém que se entre em uma guerra de preços.
Salvo se sua empresa for a líder em seu setor ou a maior organização, chegará um ponto no qual os demais poderão ajustar melhor as margens que a companhia.
Use suas diferenças e posição no mercado a seu favor. O que você pode fazer?
- Amplie sua força de vendas, com mais vendedores (se for o caso) ou ampliando o seu público ao que seu negócio se dirige, caso antes não se atrevia.
Terceirizar alguns serviços: call centers, serviço de atendimento ao cliente (se quer que outros se encarreguem de atrair novos clientes ou para cobrir o atendimento/suporte ao cliente, de modo que sua força de vendas foque somente na sua atividade), ou para serviços mais complexos de outsourcing (software de gestão financeira, infra, etc, para que sua preocupação seja apenas atrair novos clientes e se ocupar deles).
- Lance um novo produto, serviço ou marca. No fundo se trata de ampliar sua oferta de produtos/serviços. Se esse é o caso de sua organização, se você possui uma marca que já tem um certo peso e se dedica à distribuição de produtos, por exemplo, pode investir em lançar linhas próprias ou apostar no licenciamento de produtos específicos de grandes players do mercado.
- Propague seu diferencial aos quatro cantos. Com certeza sua empresa, seus produtos ou serviços possuem um diferencial de mercado. Então por que cargas d’água não propagandeá-lo? Através de campanhas publicitárias, anúncios nas redes sociais, links patrocinados, sejam quais forem os meios escolhidos, saiba demonstrar para o seu público alvo o diferencial que você tem a oferecer.
2º Cenário – Sua concorrência lança um produto ou serviço novo
As mudanças tecnológicas e as formas de distribuição dos produtos marcam novos cenários competitivos e abrem possibilidades a novos competidores.
Novas configurações sociais (ascensão da classe C, imigração, crescimento populacional, etc) obrigam a apostar em novos desenhos de produtos e até mesmo novos canais de distribuição.
Embora sua primeira reação seja baixar os preços, mais uma vez não deve fazê-lo.
Um novo produto muda as regras ao diferenciar-se do que sua empresa oferece. Então qual o plano?
- De novo: focar no diferencial. Se suas características seguem sendo diferentes e competitivas, faça o seu potencial cliente e consumidores saberem disso! Obviamente que algumas táticas são bem vindas: como um bom desconto, cupons, um produto ou serviço de brinde, etc.
- “Quem vê cara, não vê coração”. Que tal retocar seu produto? Você não leu errado, mas calma, não estamos falando de alguma tática desonesta, estamos falando em renovar o modo como o produto é apresentado, seu design. Que tal investir em novas embalagens, renovar as energias, afinal qualidade o seu produto já tem, talvez o que ele precise seja de um banho de visual.
- Lance também um novo produto. Se o seu produto ou serviço está “redondinho” devidamente configurado e aceito pelo mercado, mas você sente que pode fazer algo novo, então é hora de colocar a mão na massa e lançar um novo produto ou serviço. O mesmo vale se o produto ou serviço estão ficando obsoletos, já é hora de retocar as características ou encontrar um substituto à altura.
- A regra é vender valor e não preço. Para competir e vencer a concorrência, abaixar o preço nem sempre é a melhor solução. Você pode até obter vantagens caso tenha uma oferta mais atraente. Mas essa atitude pode vir a comprometer o fluxo de caixa ou até mesmo desvalorizar o seu produto. Por isso a dica é sempre buscar agregar valor ao produto, seja na diferenciação e personalização do atendimento, ou até mesmo, realizando a entrega do produto em menor tempo.
3º Cenário – A concorrência assedia colaboradores
Acredite, seus colaboradores podem estar sendo aliciados pelo seu concorrente, sim!
E por que isso é algo ruim?
Simples, essa possível nova relação de trabalho pode gerar prejuízos ao ex- empregador (sua empresa), uma vez que seu concorrente pode utilizar-se dos conhecimentos de segredos de indústria e de comércio que seu antigo colaborador possui, agora a seu favor.
E aí o que fazer?
- Valorize seu colaborador. Bons colaboradores valem todo e qualquer esforço para mantê-los, por isso, não hesite em fornecer capacitação, plano de carreira, incentivos, prêmios, valorizar de fato seus colaboradores, oferecendo-lhes um bom ambiente de trabalho, autonomia, etc. Valerá à pena!
4º Seu concorrente lança uma grande campanha publicitária
Seja para firmar o branding da marca, seja para o lançamento de novos produtos ou serviços, seja qual for o motivo, seu concorrente investe pesado em marketing on e off.
O que fazer, quais estratégias adotar para não ficar pra trás?
- Quem não é visto, não é lembrado: anuncie. Simples assim! Caso a verba destinada à publicidade esteja curta, foque nas redes sociais, que além de ter um custo mais acessível, permitem falar diretamente com quem interessa diretamente ao seu negócio. Use e abuse de links e posts patrocinados.
- Dê um Up no posto de vendas. Concentre seus esforços de comunicação no ponto de venda. Para isso organize eventos dirigidos aos clientes nos pontos de vendas: workshops, prova de produtos, etc.
- Não se canse: mostre seu diferencial. Quase um mantra, mas se suas características seguem sendo diferentes e competitivas, vale frisar; faça que seu público alvo saiba disso! Utilize as habituais táticas de chamada: descontos, cupons, sorteios, prêmios, benefícios, etc.
Qual sua maior dificuldade em vencer a concorrência?
Compartilhe sua opinião conosco e vamos juntos tentar encontrar soluções para alavancar o seu negócio!