Uma proposta comercial bem elaborada faz toda diferença, não é mesmo? Preparamos para você algumas dicas para você alcançar seu objetivo.
1. Proposta comercial substituindo um contrato?
Sim, uma proposta comercial poderá substituir um contrato em negociações pequenas, o que economiza tempo e dinheiro a você e a seu cliente, desde que você coloque nela todos os dados referente ao prazo e condições de pagamento.
2. Não tenha preguiça, seja criativo
Mostre outras soluções ao seu possível comprador. Se ele procurou sua empresa por um serviço ou produto específico, coloque na proposta comercial outros pacotes que podem interessá-lo.
3. Menos linguagem técnica, seja mais pessoal.
Muitas propostas são rejeitadas porque o cliente não entendeu o que estava descrito. Seja o mais claro e simples possível, mas tome cuidado para não faltar informações.
4. Pagamento e Prazo
Deixe claro a forma de pagamento e o prazo para conclusão do serviço ou entrega do produto. Isso diminuirá a chance de acontecerem mal-entendidos.
5. Contato
O cliente aprovou, e agora? Ele vai ligar para o telefone geral da empresa onde poderá ficar muito tempo aguardando o atendimento? Coloque sempre em sua proposta um contato direto com o vendedor que está o atendendo: celular, e-mail, contato de skype.
6. Call to action – Botão de ação
Também conhecido como “Chamada para a ação” ou simplesmente CTA , esta grande ferramenta de marketing que consiste em estimular o cliente a realizar uma ação desejada – poderá fazer muita diferença na sua proposta. Tente acrescentar ao final de sua proposta um comando como: “aproveite as condições promocionais: ligue agora para (XX) 3000-000 e faça seu pedido!”.
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