Funil de vendas: conceito.
Funil de vendas é uma execução das etapas que um prospect passa até se tornar um cliente, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda com sucesso. Normalmente um funil de vendas que também é chamado de pipeline é dividido em 3 principais etapas: topo de funil, meio de funil e fundo de funil cujo principal objetivo é dar suporte e assistência à jornada de compra das pessoas de uma determinada organização que mostra interesse.
Topo de funil está para o aprendizado e descoberta.
No topo do Funil, os visitantes descobrem que têm uma necessidade ou problema a ser resolvido, até então desconhecido. Essa é a etapa da consciência, despertada após entrarem em contato com a sua empresa.
Você deve despertar seu interesse por assuntos relacionados ao problema até que ele tome consciência de como tal questão o afeta e tenha interesse em buscar possíveis soluções, passando assim para meio do funil.
Meio de funil está para o reconhecimento do problema e a consideração da solução.
Agora que o prospect sabe que tem um problema e você tem a maneira de resolver, ele quer buscar formas para isso. Aproveite também o momento para entender se ele realmente tem o perfil de seu cliente ideal, ou seja, se pode e está disposto a investir em seu produto ou serviço.
A ideia aqui é respeitar seu tempo de pesquisa, mas sempre buscar auxiliá-lo para agilizar o processo. Por isso, você precisa criar um senso de urgência para que ele se dedique a resolver a questão.
Demonstrar tudo aquilo que o cliente precisa, mostrar o que você tem a oferecer na sua ferramenta. Encare a situação como se fosse sua e busque números, além de outros dados, para que ele visualize o prejuízo e sinta na pele o que acontecerá se ele não buscar a solução adequada.
Fundo do funil está para a decisão de compra.
Aqui os prospects se tornam uma oportunidade para você. Convencimento e persuasão são o que você precisa nesse fundo do funil. Mostre ao seu cliente todas as suas cartas ou seja todos os benefícios de optar por sua empresa. Envie fotos, vídeos e tudo mais que você tem em mãos para conquistar o seu cliente, para fazer com que ele utilize a sua ferramenta e realmente verifique que é a melhor opção para ele.
A relação de confiança estabelecida entre você e cada um deles faz com que você seja visto como uma referência no assunto e alguém com quem podem negociar. Mostre que você é o parceiro perfeito para eles e está aberto para aceitar propostas e realmente oferecer ajuda para ele.
O funil de vendas fecha quando os prospects realizam a compra e se transformam em clientes.
TOPO
Aprendizado
Descoberta
MEIO
Reconhecimento de problema
Consideração da solução
FUNDO
Avaliação
Compra
Otimizando e treinando o funil de vendas.
Para construir um bom funil de vendas é preciso pensar em como fazer com que os seus vendedores utilizem esse meio de funil e criar um tema de abordagem padrão e fazer com que os vendedores sigam os processos para conversão de prospects para clientes.
Gerenciando a produtividade que o funil está te oferecendo, você consegue determinar se deve melhorar as métricas usadas de vendas ou alterar o plano do funil. Monitorando as taxas de clientes e vendas é possível trabalhar a eficiência e principalmente a necessidade de revisões de processo ou novos treinamentos para o time.
A escala do funil de vendas é baseada em tornar as pessoas aptas a executar as atividades relacionadas a obter mais clientes e vendas.
Ferramentas para gestão de um funil de vendas – CRM.
Ao longo da estruturação do funil de vendas é normal que já se comece a pensar como fazer o controle do fluxo de visitantes, prospects, oportunidades e clientes, registrando atividades, contatos e planejando atividades.
O famoso CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management, que pode ser entendida em tradução livre como Gerenciamento de Relacionamento com os Clientes. Um bom CRM faz total diferença para começar a utilizar o funil de vendas, pois nele poderá ser descrito tudo que os seus vendedores estão fazendo, ou seja se estão cadastrando prospects, realizando orçamentos, e até mesmo controle de atividades para relembrar por exemplo de ligar para tal cliente pois como dito anteriormente insistir é uma boa chave para concluir a venda.
A Nxfácil, tem uma ferramenta ótima quando se trata de CRM, o nosso CRM está totalmente integrado com o ERP ou seja de uma forma rápida, fácil e segura, o seu prospect se transforma em venda de produtos e logo então em nota fiscal.Que tal experimentar essa ferramenta e aumentar o seu nível de atendimento aos clientes. Entre em contato com um de nossos agentes e teste o nosso CRM.