O termo ROI é uma sigla para “Return over Investment”, ou Retorno sobre Investimento. É possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando ou, até mesmo, perdendo com cada investimento.
A métrica é importante porque permite que você avalie como certas iniciativas contribuem com os resultados da empresa. Da mesma forma, com base no ROI é possível planejar metas baseadas em resultados tangíveis e entender se está valendo a pena ou não investir. Assim, você pode saber quais investimentos valem a pena e como otimizar aqueles que já estão funcionando para que performem ainda melhor.
Representa, basicamente, a relação entre o lucro/prejuízo obtido sobre o capital investido.
Isso inclui tudo o que for feito visando algum lucro futuro, como campanhas de marketing, treinamentos de vendas, compra de novos equipamentos, entre outros.
O ROI pode ser calculado em diversas áreas como:
- Marketing de Conteúdo;
- Email Marketing;
- Mídias Sociais;
- Google AdWords;
- Blog Corporativo;
- ROI do SEO.
Como calcular o ROI?
Imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 200 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 20 mil. Então temos:
- ROI = (200.000 – 20.000) / 20.000
- ROI = 9
Nesse exemplo, o retorno sobre o investimento foi de 9 vezes o investimento inicial. Você pode, também, multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem — no caso, 900% de retorno.
O cálculo do ROI serve a inúmeros propósitos. É, principalmente, utilizado para ajudar na decisão de investimentos em novos negócios e projetos, por exemplo, uma vez que indica o potencial de retorno sobre o aporte realizado. E serve, também, para medir como os investimentos em marketing podem contribuir para os resultados de uma empresa, além de identificar o prazo do retorno financeiro dessas iniciativas.
O principal benefício desse indicador é avaliar se o investimento feito está dando o retorno esperado. Mas o ROI também traz outros benefícios que mostram a importância de sempre analisar. A partir deste indicador, a empresa consegue identificar os segmentos que mais geram lucro, efetivar vendas, além da melhor forma de captar e fidelizar clientes.