Howard Schultz é CEO de uma das companhias mais famosas do mundo, a Starbucks. Graças a administração e empenho de Howard que a tão famosa Starbucks ficou mundialmente conhecida e difundida.
Howard Schultz nasceu em 1953 no bairro de Brooklyn, Nova York, onde passou a sua infância em casas financiadas pelo governo. Quando tinha apenas 7 anos de idade seu pai, se machucou quebrando o tornozelo ao trabalhar como motorista de caminhão. Logo a sua família ficou sem o único sustento.
Quando ingressou no segundo ano do ensino médio, entrou para o time de futebol americano e ganhou uma bolsa de estudos para estudar na universidade de Northern Michigan University, onde começou a cursar bacharel em comunicação.
No decorrer do seu curso, Howard percebeu que não iria mais seguir a carreira de jogador de futebol, então para continuar cursando comunicação, começou a trabalhar em diversos lugares, trabalhou até como bartender em um centro de esqui.
Quando se formou, passou em um processo seletivo e começou a trabalhar na Xerox como trainee da equipe de vendas e comunicação, ficou um certo tempo trabalhando na Xerox, mas ainda não se sentia realizado com a função que exercia, percebeu que ali ele não teria uma possibilidade de crescimento, pois era uma empresa muito consolidada e estruturada.
Então saiu da Xerox e começou a trabalhar em uma loja de ferramentas chamada Hammarplast, onde iniciou sendo um simples vendedor e subiu até o cargo de vice-presidente e gerente geral.
Um dos maiores clientes da empresa Hammarplast era uma loja de café chamada Starbucks, a cafeteria chamou a atenção de Howard quando fez uma encomenda de várias máquinas de café.
Em 1981 entrou na primeira loja de café da companhia e encontrou-se, então, com os então donos da empresa, Gerald Baldwin e Gordon Bowker. Howard ficou tão admirado com a cafeteria que insistiu quase todos os dias aos donos, para que ele pudesse trabalhar na cafeteria.
Quase um ano depois, ele conseguiu iniciar os trabalhos na empresa Starbucks como diretor de vendas e de marketing. Nesse momento a Starbucks tinha apenas 3 empresas.
Em uma visita a Milão, Howard visitou lojas de café onde os donos conheciam os clientes pelo nome. A cultura italiana ao redor de uma xícara de expresso o inspirou e ele quis levar esse clima para sua terra natal, onde ninguém tinha ouvido falar de um café latte e cappuccinos eram novidade. A sua ideia, no entanto, foi rejeitada pelos donos da rede de café.
Em 1985, Schultz deixou o Starbucks para abrir sua própria companhia de café, chamada Il Giornale. Para levantar o dinheiro necessário para tirar sua ideia do papel, ele falou com 242 pessoas e ouviu não 217 vezes, mas não desistiu das duas ideias inovadoras e diferentes para a época.
Dois anos depois, quando a Starbucks enfrentou dificuldades financeiras, os donos procuraram Schultz para oferecer a companhia. Ele então comprou a Starbucks e suas 6 lojas por US$ 3,8 milhões e se tornou o CEO.
Em 1992, a empresa já possuía 165 lojas que faziam um sucesso estrondoso, eles arrecadaram $93 milhões em receita naquele ano. Em 2000, a Starbucks tinha crescido para uma operação global de mais de 3500 lojas e $2,2 mil milhões de receitas anuais.
E aí o que achou da história de persistência do grande Howard Schultz, que mesmo na dificuldade persistiu com os seus planos e metas.