O diagrama de Ishikawa também conhecido como diagrama de espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito é uma ferramenta especificamente voltada para encontrar a causa “Raiz” do problema enfrentado, analisando todos os fatores que envolvem o problema.
O diagrama de Ishikawa foi criada em 1943 pelo engenheiro Kaoru Ishikawa nascido em Tóquio, sendo o mais velho de 8 irmãos, Kaoru se formou em química na universidade federal de Tokyo e trabalhou como técnico naval no exército e também na empresa Nissan Liquid Fuel Company.
Por ser uma ferramenta visual, o diagrama ajuda na parte de raciocínio de quem a utiliza com a sua representação gráfica, ele auxilia a equipe responsável a chegar nas causas raiz que diminuem a produtividade da organização.
Quais os benefícios para quem a utiliza?
- * Melhor visibilidade dos problemas;
- * Conseguirá identificar melhor a causa dos problemas;
- * Representação gráfica do problema;
- * Aperfeiçoamento dos processos;
- * Organização das ideias;
- * Alinhamento do projeto;
- * Aumenta o entrosamento da equipe.
Esses são só alguns dos vários benefícios que o Ishikawa trás à empresa quando bem implementado.
Como implementar a espinha de peixe?
Como representado no gráfico, para fazer o preenchimento da espinha de peixe é dividida em 6M’s: Métodos, Matéria Prima, Mão de Obra, Máquinas, Meio ambiente e Medidas.
Mas o primeiro passo a ser seguido é verificar claramente o problema, que no nosso gráfico é o (Efeito). Logo em seguida deve fazer um brainstorming com a sua equipe que nada mais é do que um chamado “Furacão de ideias”, onde todos dão a sua opinião.
Após todas as opiniões devidamente anotadas, basta distribuí-las em nosso gráfico, a distribuição deve ser da seguinte forma:
- Métodos: O problema se encontra na metodologia de trabalho da empresa.
- Matéria Prima: O Problema é no material utilizado.
- Mão de Obra: O problema pode estar num comportamento errado do trabalhador.
- Máquinas: O problema é devido às máquinas/instrumentos de trabalho utilizada.
- Meio Ambiente: O problema é algo externo? ou falta de organização no local do trabalho.
- Medidas: O problema é devido a alguma medida ou regra empresarial.
Um dos erros mais comuns de um empreendedor é deixar o erro chegar em 100% problema e ir o contornando sem ir diretamente na raiz do problema e aplicando o método de Kaoru Ishikawa isso não acontece pois a ferramenta é de fácil aplicação e entendimento o diagrama pode ser a sua melhor saída em muitas situações.