A Beleza Natural de Zica Assis.

22 de outubro de 2018
A Beleza Natural de Zica Assis.

A nossa empreendedora de sucesso de hoje, tem uma incrível história de sucesso e superação.

Zica Assis nunca aceitou o fato de ter que esconder o seu cabelo black power, para poder arrumar um emprego, então ela se profissionalizou e criou a sua própria linha de produtos e salões, com produtos especiais para todo tipo de cabelo cacheado.

Heloísa Helena Belém de Assis (Zica), desde muito pequena teve que aprender a trabalhar para ajudar no sustento da família, nascida na comunidade do Catrambi, no Rio de Janeiro em uma família humilde com 12 irmãos, Zica começou a trabalhar aos 9 anos de idade como babá.

Zica sempre gostou muito do seu cabelo, mas para conseguir um emprego de doméstica acabou tendo que alisar os seus cachos quase black power, se lamentando muito foi até um salão e fez o alisamento.

Em uma das idas ao salão para alisar o cabelo Zica percebeu que nos salões a única solução ou produto para cabelos cacheados eram os alisamentos, viu naquele momento a sua oportunidade, Zica queria que ninguém mais precisasse ter que esconder as suas madeixas cacheadas.

Com 21 anos de idade começou a trabalhar em um salão, fez um curso de cabeleireira para encontrar as respostas e conseguiu matérias primas para desenvolver seu próprio produto em casa. 

Com uma bacia e uma colher de pau, começou a fazer testes no próprio cabelo e no de seu irmão mais novo. Dez anos, muitos experimentos e muita queda de cabelo depois, chegou à fórmula do super relaxante.

A ideia de abrir seu próprio salão veio dos vários pedidos de amigas, que também queriam sentir a sensação de cabelos soltos e brilhantes balançando nas costas, como o de Zica depois de descobrir a fórmula chamada de Super relaxante.

Contou com o suporte e coragem do marido Jair para vender o único bem da família, um Fusca, além da experiência do irmão, Rogério, e da amiga Leila, que trabalhavam do McDonald’s, trouxeram um processo inovador, para o salão de Zica, semelhante a uma linha de montagem, para ganhar agilidade no atendimento das clientes. Laila Velez foi reconhecida e atualmente é CEO da Beleza Natural.

Então em 1993 nasceu o seu primeiro salão, chamado carinhosamente de: Beleza Natural. Não demorou muito para as filas começarem a se formar e a equipe trabalhar até de madrugada para tentar atender toda a demanda.

“Com três meses, a fila se formava às 5h da manhã com o salão abrindo às 8h”, disse. Zica nesse período já atendia mais de 100 pessoas por dia.

Um ano de muito sucesso quase instantâneo, Zica abriu uma filial e desde então a sua empresa não para de crescer.

Hoje, Zica está entre as mulheres mais poderosas do Brasil. Seus 26 salões e 19 quiosques para vender produtos do Instituto Natural, espalhados por cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, empregam três mil funcionários.

Não se sabe quanto a rede fatura atualmente. Dados de 2015 mostram, no entanto, que faturou 250 milhões de reais. Agora, sua atenção se volta para o exterior abrirá um salão em Nova York, no Harlem, tradicionalmente um bairro de moradores negros, e quer continuar a expansão para vários outros bairros.

Beijaflor

www.nxfacil.com.br