Um chefe não é necessariamente um líder e nem um líder necessariamente ocupa um cargo alto dentro da empresa! Ao contrário do que muitos pensam, liderar não é chefiar, mandar fazer ou dizer que está errado. Liderar é inspirar a equipe a crescer e ensinar a agir por conta própria. Você tem sido um bom líder?

Nunca foi novidade que funcionários felizes são mais produtivos, mas pesquisas feitas recentemente pela Universidade da Califórnia alegam que eles produzem cerca de 31% a mais do que os outros, são mais motivados ao atender os clientes e atingem com maior frequência os resultados esperados pela empresa. Isso significa que ter líderes que tornam a experiência de trabalhar em algo mais descontraído, onde o funcionário se sinta importante e livre, traz muito mais resultados que chefes “mandões” ou “carrascos”.

Percebendo que dependendo das atitudes tomadas pelo líder  o rendimento da equipe abaixar ou levantar, listaremos aqui algumas ações que com certeza bons líderes tomam:

Ter uma boa oratória

Essa dica é importante para todos os tipos de pessoas, quando você consegue manter uma comunicação clara e de uma forma não agressiva fica muito mais fácil de se manter um relacionamento amigável dentro de qualquer ambiente, então primeiramente foque em seu modo de fala!

Um líder traz segurança para sua equipe

É fato que alguns chefes podem intimidar uma equipe só de entrar na sala, mas líderes bem sucedidos inspiram os colaboradores à expressarem suas opiniões, darem idéias de como melhorar a empresa e muito mais. Esse papel de transmitir confiança e segurança é essencial para todo líder.

Compartilhar expectativas

Um líder tem de ser comunicativo, deve conseguir compartilhar os resultados, planejamentos e expectativas, levando esses pensamentos à equipe, de uma forma que ela também fique animada à atingir tais resultados, sempre buscando os melhores métodos e procedimentos para tal.

Fazer perguntas e pedir conselhos

Quando uma pessoa que você considera lhe pede conselhos ou tira algumas dúvidas como você se sente? Também é assim que seus colaboradores se sentem, importantes e queridos dentro da empresa, tornando assim essa experiência mais leve e prazerosa, além do fato de que escutando à todos você terá uma bagagem maior sobre o que seriam boas ações à serem tomadas.

Ser um bom professor

O líder deve sempre estar disposto à ensinar e a aprender, resumindo, é um mestre que nunca para de ensinar porque sempre está motivado a aprender! Com isso você e seus funcionários estarão cada vez mais informados e, quando necessário, você poderá se ausentar da empresa sem precisar se preocupar pois sabe que está em boas mãos.

Resolver problemas

Um líder deve saber como reagir à situações desconfortáveis da melhor maneira, sempre de forma calma buscando descobrir qual o centro do problema a ser combatido. Com isso o líder acaba por criar um ambiente de trabalho positivo que sabe quando é necessário manter a calma e agir corretamente.

Essas são algumas dicas para você que deseja melhorar o seu relacionamento com sua equipe e se tornar um verdadeiro líder!

E…. é isso!

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Pedro Ventura