Quer se trate de um negócio físico, quer se trate de um negócio online é de extrema importância que você tome muito cuidado com a procedência dos seus produtos ou matéria prima!
Uma empresa só existe sem fornecedores caso ela seja totalmente suficiente e capaz de concluir todas as etapas do processo de produção sem necessitar de terceiros, algo que exige bastante competência e muitos recursos.
Por isso a importância do fornecedor ideal para o seu negócio.
A grande verdade é que seus fornecedores farão parte do seu empreendimento e é fundamental escolhê-los criteriosamente e ter uma boa relação com eles.
Afinal é fundamental encarar os fornecedores e o relacionamento com eles não mais como uma obrigação chata mas sim uma parte estratégica do negócio, pois, não são poucos os exemplos, onde uma má escolha de fornecedores prejudicou negócios.
Por isso, confira algumas dicas para não errar na hora de escolher fornecedores para o seu negócio:
Conheça as empresas disponíveis no mercado
O ditado “conhecimento é poder” faz todo sentido, por isso uns dos primeiros passos é pesquisar e conhecer as empresas disponíveis no mercado.
Antes de decidir quais serão os parceiros e realizar pedidos, deve-se conhecer todos os fornecedores existentes (ou a grande maioria), realizando levantamento dos prazos de entrega e preços cobrados por cada um.
Realizar uma pesquisa de mercado garante que a escolha pelo fornecedor seja realmente a melhor opção, evitando problemas futuros e garantindo bons resultados.
Preços e formas de pagamento.
Preço baixo nem sempre é sinônimo de serviço/produto de pouca qualidade, assim como nem sempre um preço mais caro será um indicativo de produto/serviço melhor, por isso mente aberta nessa hora.
O importante, nesses casos, é entender qual o motivo do preço do produto/serviço ficar muito distante da média do mercado.
Agora se o preço orçado ficar muito abaixo ou acima do esperado, ligue o sinal de alerta, pois pode ser que por trás de um preço baixo se escondam obrigações contratuais que vão te deixar preso com aquele fornecedor durante muito tempo por exemplo.
Ou no caso de uma empresa que cobre muito, talvez o faça somente para ter uma margem maior para negociar.
O importante é, ao receber uma proposta, tentar entender com o fornecedor o que levou ele a cobrar aquele preço, mesmo que isso venha descrito na proposta.
Outro critério importante a ser analisado é a forma de pagamento oferecida pelo fornecedor, nesse caso, a flexibilidade é importante.
Algumas companhias exigem o pagamento integral antecipado, outras possibilitam o pagamento parcelado, conforme haja o escoamento da produção. O fornecedor deve estar aberto a negociações, mas a sua empresa não pode exigir exceções.
Informe-se com outros clientes.
A pesquisa de mercado também envolve conhecer os clientes de cada um dos possíveis fornecedores. Por isso, faça um levantamento das empresas para as quais eles fornecem e entre em contato com elas.
Pergunte o que acham de cada um dos fornecedores e questione se já ocorreu algum tipo de incidente (atrasos, produtos com qualidade ruim, etc).
Além disso, conhecendo os compradores dessas empresas, é possível verificar a confiabilidade ou não dos produtos ou serviços prestados por essas empresas.
Pesquise a qualidade dos produtos ou serviços
É muito comum fechar contrato com um fornecedor sem conhecer os produtos ou serviços antes do momento da entrega, o que não deixa de ser um grande erro.
Essa prática deve ser evitada, pois isso dá margem ao recebimento de itens de qualidade inferior àquela previamente acordada.
Para evitar essas surpresas bem desagradáveis, os empreendedores devem solicitar demonstrações de produtos ou serviços e conhecer detalhes de todos os itens disponíveis.
Assim, ao optar pela contratação de um fornecedor, você terá a certeza de que serão recebidos itens de qualidade e que atendam as especificações e o nível de qualidade almejado.
Transparência na relação: conheça a situação financeira da empresa.
Nunca deixe de pesquisar a condição financeira dos fornecedores antes de fechar qualquer contrato.
Peça os principais documentos do seu fornecedor como certidões negativas, para descobrir se ele possui alguma dívida ativa, e verifique se todos os encargos trabalhistas e impostos estão sendo pagos corretamente.
Geralmente se a empresa tem algum problema de gestão você consegue descobrir através desses documentos.
Além disso, dependendo do porte do serviço que você está contratando, não titubeia em pedir os dados financeiros da empresa, ou pelo menos tentar descobrir se ela terá capital de giro suficiente para terminar o que você precisa contratar.
As empresas podem se recusar a dar esses dados, dizendo que são sigilosos, mas não custa nada pedir e poder receber uma resposta positiva.
Essas informações são fundamentais para selecionar a empresa, evitando que seu negócio firme uma parceria com o fornecedor e eventualmente receba o calote ou não receba o que foi combinado.
Verifique a pontualidade e os prazos de entrega.
Quer saber sobre a qualidade de um fornecedor? Então, verifique se ele mantém a pontualidade e cumpre com os prazos de entrega, fornecendo sempre produtos de qualidade, independentemente da demanda da empresa contratante.
Por isso, antes de contratar um fornecedor, os gestores devem ficar atentos se eles cumprem com as datas e sabem manter a palavra.
Lembre-se de que, caso os parceiros do seu negócio falhem nos processos de entrega, a sua empresa será a maior prejudicada na história, podendo resultar em clientes insatisfeitos, perda de vendas e até mesmo prejudicar a imagem do negócio no mercado.
Por isso, todo cuidado é pouco.
Olho no pós-venda.
É possível que o produto comprado precise de peças de reposição, mão de obra qualificada para manutenção ou até mesmo troca por um produto novo.
Dessa forma, o fornecedor deve oferecer para a empresa um excelente atendimento no pós-venda, se disponibilizando a prestar todo o auxílio necessário.
Ao estabelecer o acordo de fornecimento é necessário que sejam analisados os critérios informados para que a escolha feita traga bons resultados para todos, tanto para compradores como para vendedores.
E bons negócios!