7 informações que você precisa saber sobre Boleto Bancário

31 de maio de 2016
7 informações que você precisa saber sobre Boleto Bancário

Muitas empresas buscam variar suas formas de recebimento, optando por diversos meios que diminuam a desistência da compra do cliente por falta de alternativa. Um meio que é preferido pelas empresas e lojas virtuais é o Boleto Bancário simples ou registrado. É uma alternativa muito eficiente se considerarmos o fato que em nosso país poucas pessoas aderem ao Cartão de Crédito ou Débito e metade da população não possui Conta Bancária. Leia a seguir as 7 informações fundamentais que você precisa saber sobre o Boleto Bancário.

 

1. O que é?

O Boleto Bancário é uma forma de cobrança para produtos ou serviços, apresenta maior rapidez para a transferência do dinheiro do sacado (a pessoa que paga) ao cedente (a pessoa que emite).

O documento é muito utilizado para vendas online e possui um grande valor prático pois pode ser pago em bancos, casas lotéricas, aplicativos para Smartphone ou pela internet dependendo do banco.

 

2. Para que serve?

O Boleto Bancário serve como um diferencial para as formas de pagamento, já que grande parte das pessoas que compram pela internet não utilizam ou não possuem Cartões de Crédito ou Débito, PayPal, PagSeguro, etc.

 

3. Como funciona?

Você pode emitir um boleto bancário como empresa ou como pessoa física, tudo o que você precisa para emitir é uma conta bancária e contratar uma carteira de cobrança junto ao banco. Assim você poderá gerar o boleto, mandar seu número ou o boleto em si para o seu cliente.

 

4. Quais as suas vantagens?

Permite que pessoas que não estão acostumadas a comprar pela internet, possam pagar pela sua mercadoria de uma forma mais simples, rápida e segura;

Quando se usa o Boleto Bancário, o encaminhamento do dinheiro para a sua conta bancária é muito mais rápido;

As taxas tributárias do boleto são menores em comparação a do cartão de crédito e de outras formas de pagamento;

Com o boleto bancário você está buscando um diferencial para as formas de recebimento da sua empresa ou e-commerce;

Você tem o direito de protestar caso a mercadoria seja enviada e o dinheiro não for depositado.

 

5. Qual a diferença entre Boleto sem Registro e Boleto com Registro?

A principal diferença entre os dois é que o Boleto sem Registro ou Boleto Simples não precisa fornecer ao banco as informações de quem irá pagar (sacado), porém toda responsabilidade de controle e verificação do pagamento pertence a quem emite (cedente). Muitas empresas optam pelo Boleto Simples porque os bancos apenas cobram pelo boleto efetivamente pago. Se eu emitir um boleto e o cliente não pagar, não haverá nenhum custo por parte desse boleto emitido.

O Boleto com Registro ou Cobrança Registrada você precisará fornecer ao banco as informações do sacado como CPF ou CNPJ, data de vencimento e preço da venda. O Boleto com Registro possui cobrança de tarifa a cada boleto emitido. Uma das vantagens do Boleto com registro é que você pode protestar caso a mercadoria tenha sido entregue e o dinheiro não seja depositado.

 

6. Quando será o fim dos Boletos sem Registro?

No início do ano de 2015, foi anunciado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), como parte do Projeto Nova Plataforma de Cobrança, a aplicação de uma nova regra que está sendo realizada por etapas desde então. De acordo com o cronograma divulgado pela instituição desde Junho de 2015 não há mais ofertas de cobranças de registro para novos clientes, em Dezembro desse ano (2016) não haverá mais migração das carteiras de cobrança sem registro para as registradas e em Janeiro de 2017 haverá apenas Boletos com Registro.

 

7. O que é Envio de Remessa?

O Envio de Remessa existe apenas para Boletos com Registro. Você precisa enviar o arquivo de remessa ao banco com todas as informações da transação caso tenha feito alguma alteração ou cancelamento de boletos.

Com NxFácil a emissão de boletos fica muito mais simples e o arquivo de remessa é gerado automaticamente. Se você tiver alguma dúvida escreva seu comentário logo abaixo que entraremos em contato para te dar uma mãozinha.

 

EMITA BOLETOS BANCÁRIOS COM NXFÁCIL
E TENHA CONTROLE DE SUAS EMISSÕES

TESTE GRÁTIS