Certificado digital entenda a funcionalidade.

19 de março de 2018
Certificado digital entenda a funcionalidade.

Apesar de ser cada vez mais comum no meio empresarial, o termo e o uso de  Certificado Digital ainda temos várias dúvidas sobre a sua real funcionalidade. Segue a baixo então a explicação da funcionalidade do certificado e as principais diferenças entre os modelos atuais do mercado.

O que é o Certificado Digital: O certificado digital é a sua assinatura eletrônica, que funciona como uma identidade de pessoa jurídica e física, que tem  principal funcionalidade a validade jurídica, para fazer transações comerciais e assinaturas com mais segurança e confiabilidade em seus dados.

Como o Certificado Digital funciona: O  certificado Digital usa uma chave de segurança pública criptografada que serve para assegurar e confirmar a veracidade das informações de identificação que acompanham a certificação digital (pessoais(e-CPF) ou jurídicas(e-CNPJ)). Além da criptografia, que impossibilita a alteração ou acesso indevido por terceiros, o proprietário do Certificado Digital possui a sua senha que deverá ser de forma PIN que deve conter de 4 a 8 caracteres, essa senha é cadastrada no momento da emissão do certificado, que é utilizada para realizar a assinatura digital, e a senha PUK, que é uma palavra chave para desbloqueio caso não se lembre da primeira senha utilizada que é a PIN.

As principais atividades que podem ser  feitas com um Certificado Digital são:

*Assinatura e envio documentos pela internet;
*Realização de transações bancárias;
*Envio de declarações da sua empresa;
*Assinatura de notas fiscais e manifestações do destinatário;
*Poderá fazer Login em ambientes virtuais com segurança em sites de validade empresarial;
*Garantia da validade jurídica dos documentos eletrônicos;

Tipos de certificado Digital: Existem dois tipos de certificado Digital hoje no mercado que é :
*e-CNPJ: É um CNPJ virtual que é a assinatura da sua empresa e está vinculado à Receita Federal e, por isso, deve ser emitido para o representante legal cadastrado neste órgão perante a empresa.
*e-CPF: O documento funciona vinculado ao CPF  (mesmo número do contribuinte que deseja o e-CPF). O e-CPF serve para a entrega de  declarações de renda e demais documentos eletrônicos com aposição de assinatura digital da pessoa.

Certificado A1 e A3:
*
O certificado A1 é gerado e instalado diretamente na sua maquina sem a necessidade de cartões ou Tokens (Token é um dispositivo parecido com um Pen drive, porem ele só armazena o certificado digital). O certificado A1 possui validade de apenas 1 ano. O ponto positivo do A1 é que ele pode ser usado em várias maquinas e diversos aplicativos simultaneamente sem precisar aguardar algum processo acabar para inicializar o outro

*O certificado do tipo A3: É disponível em token ou cartão pode ser usado em qualquer computador e tem a validade de 1 a 3 anos. A desvantagem desse tipo de certificado é que ele pode apenas ser usado em um computador e em um aplicativo de cada vez, perdendo versatilidade e usabilidade.

 

Gostou do artigo? Que tal conhecer a nossa página de gestão de empresas. Nós da Nxfácil, facilitamos para você o gerenciamento da sua empresa, desde emissão de notas ao controle do seu estoque. Quer conhecer um pouco mais, visite a nossa página https://www.nxfacil.com.br/ e faça um teste grátis, e é claro se tiver alguma duvida é só mandar no Chat, que temos o prazer em atender você.