Você é um empreendedor ou está pensando em começar? Então deve ter ouvido falar no famoso plano de negócio, mas já chegou realmente a fazer um?

Antes de tudo, você sabia que no primeiro semestre de 2018 foram criadas mais de 1.262.935 novas empresas? O maior número dos 8 últimos anos segundo a Serasa Experian, isso significa que concorrência não falta, você está preparado para esse cenário?

Para se destacar nesse mercado, a busca por excelência deve ser constante e interrupta, e é por isso que sempre devemos ter um Plano de negócios, com certeza você busca visibilidade, aumento do número de clientes, e bons resultados, correto? Mas seu planejamento está de acordo com isso? Quem nunca pensou “ah, como eu queria um mapa para o sucesso…”  o que eu posso te dizer é que há sim um mapa, e como tudo nesse mundo, ele não é perfeito mas sem dúvidas ele irá lhe auxiliar a buscar cada vez mais o seu sucesso, o nome desse mapa é PLANEJAMENTO.

Faça sempre um planejamento dos seus próximos passos, busque pesquisas sobre o mercado, gestão financeira,  estratégias de marketing, como serão os processos de sua empresa e também o que você fará se cada parte do seu plano der errado, por que isso pode acontecer (e realmente vai!). Com isso você saberá se o seu empreendimento vale a pena ou não, e estará pronto quando surgir uma oportunidade ou uma adversidade.

Com essa visão a chance de uma empresa prosperar cresce magicamente, mas não se engane, os planos de negócios não são apenas para empresas que estão apenas começando, eles servem também para empresas que já estão consolidadas no mercado e estão pensando em pivotar, ou apenas querendo colocar a casa em ordem, enfim, um plano de negócios é essencial não importa qual seja o seu tipo de empresa ele servirá como um norte para auxiliar durante as tomadas de decisões.

As chances de uma empresa sem planejamento dar certo na atual situação do mercado são muito baixas, muito mesmo, de acordo também com o G1 e Serasa Experian, A inadimplência de micro e pequenas empresas (MPEs) bateu recorde em março(2019) , chegando a 5,38 milhões, o maior número da história, e ai, será que essas empresas possuíam um bom Plano de negócios? 

Vantagens

  1. Clareza de negocio, um plano de negócios bem realizado, dá ao empreendedor um conhecimento maior sobre o negócio, fazendo com que assim não seja surpreendido por algum aspecto surpresa no meio do seu investimento, e se tratando de dinheiro ninguém quer andar no escuro, não é mesmo?
  2. Diminuição de riscos  a partir dos estudos dos pontos fortes e fracos, permitindo assim verificar melhor as condições em que o mercado se encontra e  diminuir drasticamente os riscos.
  3. Noções de funcionamento, com o devido planejamento o empreendedor poderá calcular de uma forma muito mais objetiva as funções de seu negócio a partir de vários pontos de vista ( jurídico, organizacional, financeiro, técnico e mercadológico).

Funcional, não?

Praticamente tudo em nossas vidas deve ser planejado antecipadamente, essa é melhor forma de agir, seja antes de abrir um negócio ou ir fazer uma caminhada no parque, esse é o primeiro passo para você não ser apenas mais um nesse oceano de oportunidades e realmente conseguir fazer a diferença.

O sistema Nxfácil possui várias funções que facilitam o dia a dia de uma empresa, quer conhecer mais?

BEijaflor2

UMA MELHOR GESTÃO PARA SUA EMPRESA
EM APENAS UM CLIQUE

TESTE GRÁTIS

Pedro Ventura