Por mais que seja a operação que não deseja-se realizar, algumas vezes recebemos alguma devolução de cliente. Por ser uma movimentação fiscal, é necessário que seja emitido uma nota referente. Aqui você confere como gerar a nota de devolução de venda pelo Nxfácil.

O que é uma devolução?
A Nota Fiscal de Devolução tem o intuito de anular as operações de compra ou venda, inclusive sobre os impostos. Desta maneira deve-se observar os impostos vigentes na nota fiscal de venda, ou seja, a Nota Fiscal de devolução sempre deve ser emitida da mesma forma com que foi a Nota Fiscal de origem.

1 – Temos que verificar qual é o tipo de devolução e de nota que você tem em mãos para fazer a devolução.

2 – Verificar se no tipo de operação tem um com o nome Devolução de Venda ou Devolução de Cliente. Se não tiver vamos ter que criar.

2.1 – Basta ir em Tipo de Operação, clicar em adicionar e parametrizar.

  • Em Operação: Selecionar Devolução de Cliente
  • Em Gera Financeiro: Selecionar Não

Screenshot_4

3 – Na venda, coloca-se o Tipo de Operação a opção de DEVOLUÇÃO. Pode-se fazer o cadastro da venda do zero e também pode-se apenas fazer uma cópia da venda principal e alterar o Tipo de Operação:

GIF 23-03-2020 09-00-30

4 – Nas Observações da venda deve-se informar a nota a ser referenciada com a data de emissão da mesma.

  • Exemplo: DEVOLUCAO REFERENTE A NF “XXXX” EMITIDA EM DD/MM/AAAA
  • Essa observação também pode ser inserida direto no tipo de operação

5 – Feito isso é só concluir a venda e fazer a Nota Fiscal.

6 – IMPORTANTE: Verificar os impostos juntamente com o CFOP, se a nota de venda tem IPI e outros impostos deve-se gerar a devolução com os mesmos. Quanto o CFOP o ideal é  consultar  com a contabilidade caso tenha dúvidas sobre qual colocar.

7 – Na aba ICMS, no campo Situação Tributaria deve-se colocar a opção “900 – Outros”  se a sua empresa FOR DO SIMPLES NACIONAL.
Se a sua empresa FOR DO LUCRO REAL utilizar a opção “90 – Outros”.

9 – Ainda nesta aba você pode fazer o preenchimento de impostos referentes a ICMS, sempre sendo fiel às informações da nota de venda

8 – Caso a nota da venda tenha IPI, é necessário que este seja destacado. Na aba IPI você utiliza a opção “99 – Outras Saídas” na Situação Tributária e preenche os impostos

10 – Depois de os impostos preenchidos, você deverá colocar a “Chave da nota a ser referenciada”

10.1 – Nesse campo você pode preencher apenas o “Numero da Nota” a ser referenciada e dar tab ou clicar fora do campo que a chave preencherá automaticamente.

Screenshot_3

11 –  Por fim, você pode pré-visualizar a nota para conferir as informações, estando tudo okay, basta fazer o envio.

Se ainda restam dúvidas, é só chamar a gente no chat que terá o auxílio necessário.

E se você ainda não utiliza o Nx, faça um teste grátis durante sete dias e veja como o sistema é todo assim, N vezes fácil.

BEijaflor2

TESTE GRÁTIS

Gleice Simonetti