Cultura Organizacional

27 de dezembro de 2019
Cultura Organizacional

Como é a cultura organizacional de sua empresa? Parece deixar seus colaboradores e clientes confortáveis? Veja como ela influencia em sua organização e sua importância quanto seus resultados.

Em uma entrevista publicado pela Forbes a Chief People Officer do Nubank, Renee Mauldin, diz que investimentos na cultura organizacional da empresa são fundamentais. Leia a entrevista completa clicando aqui.

Vemos que o Nubank é uma empresa que agrada cada dia mais seus clientes, apesar de alguns transtornos, a comunicação e interação faz com que quem usufrui dos benefícios deste banco se sinta como um amigo. A startup é uma verdadeira influencer.

Na entrevista, Renee cita que a cultura organizacional deve estar presente desde os níveis mais baixos da organização até os setores executivos. Pode parecer simples para uma startup, que é um modelo de negócio que já trás consigo esse conceito, mas é possível implementar culturas mais agradáveis e positivas em empresas de outros formatos.

É essencial que seja levado em consideração a cultura da organização já no recrutamento de novos colaboradores, selecionando candidatos que tenham um perfil semelhante. Além de, já na etapa de treinamento, deixar claro e transparecer como são tratadas as questões que envolvem a cultura organizacional da empresa.

O que é

São as características que compõem a essência da empresa e definem os rumos que a mesma toma. Podemos levar em consideração valores, crenças e hábitos de convivência que são compartilhados no ambiente de trabalho.

Por tanto, o que se passa e como os colaboradores lidam com os acontecimentos e determinações de tarefas dentro da equipe, são reflexo da cultura organizacional. Isso tudo afeta também no clima presente na empresa, se os valores e crenças das pessoas que convivem no mesmo ambiente forem divergentes e os indivíduos não estiverem abertos a compreender e respeitar totalmente, criam-se atritos e situações desconfortáveis que afetam tanto os funcionários quanto seus resultados.

Benefícios de investir na cultura organizacional

Além de colaboradores mais motivados e engajados com suas funções, o clima de convivência dentro da empresa se torna mais agradável e leve. Desta forma, todas as horas que os colaboradores passam juntos deixam de ser um fardo.

Acredite, há condições que motivam seus funcionário mais do que dinheiro. Empresas com histórico positivo entre colaboradores e candidatos à vagas, são mais procuradas em relação às que não transparecem uma cultura organizacional positiva.

Além do mais, quando as atividades são realizadas com maior deleite, seu cliente recebe um resultado final mais positivo, pois afeta também a qualidade e o contato com o consumidor, levando em consideração também que todos estes fatores afetam a visão externa relacionada a empresa.

Como investir

É importante definir os aspectos da cultura organizacional da sua empresa, esta também é moldada conforme seu crescimento e desenvolvimento, por seus colaboradores e suas relações interpessoais. Tendo definido, basta aplicar e sempre deixar claro para todos os colaboradores, mantendo o engajamento e motivação.

Estudiosos da área estabelecem alguns métodos e características de como definir e adequar a cultura organizacional de uma empresa. Um autor renomado da área e que traz uma metodologia clara é Charles Handy, grande pensador de administração a nível internacional e criador do termo cultura organizacional. Handy definiu quatro tipos:

Cultura do poder: seu foco é a liderança individual e com poder centralizado;
Cultura de papéis: é focada no desempenho dos colaboradores, com papéis bem distribuídos e definidos de forma rígida;
Cultura de tarefas: foca sempre em realizar atividades, para tanto busca-se sempre profissionais especializados;
Cultura de pessoas: esta, por sua vez, é direcionada a gestão de pessoas e tem maior integração entre os colaboradores.

Manter relacionamentos saudáveis dentro de uma organização é essencial para seu sucesso no mercado. Ao concentrar esforços na cultura organizacional, o relacionamento interpessoal tende a melhorar. Investir nela significa se aprofundar no assunto, definir qual cultura é mais adequada ao seu modelo de negócio e aplicar métodos que deixem o ambiente de trabalho mais agradável.

Nesse link você encontra mais detalhes: https://www.xerpa.com.br/blog/cultura-organizacional/

Gestão também é essencial

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