Devolução para Fornecedor

11 de maio de 2018
Devolução para Fornecedor

Olá, tudo bem? Quando se fala de devolução de compra ou devolução para fornecedor muitas dúvidas ainda surgem sobre como realmente fazer esse tipo de devolução e que passos seguir dentro do nosso sistema, então vamos lá para a explicação.

O que é uma devolução?

A Nota Fiscal de Devolução tem o intuito de anular as operações de compra ou venda, inclusive sobre os impostos. Para emiti-la, você precisa ter um Certificado Digital A1 . Desta maneira deve-se observar os impostos vigentes na nota fiscal de saída do estabelecimento fornecedor, ou seja, a Nota Fiscal de devolução sempre deve ser emitida da mesma forma com que foi a Nota Fiscal de origem.

1 – Temos que verificar qual é o tipo de devolução e a nota que você tem em mãos para fazer a devolução.

2 – Verificar se no tipo de operação tem um com o nome Devolução de Compras ou Devolução para Fornecedor. Se não tiver vamos ter que criar.

2.1 – Basta ir em Tipo de Operação, clicar em adicionar e parametrizar.

  • Em Operação: Selecionar Devolução para Fornecedor
  • Em Geral Financeiro: Selecionar Não

3 – Na venda, coloca-se o Tipo de Operação e a opção de DEVOLUÇÃO. Para gerar a venda, pode-se fazer manualmente ou transformar a nota de entrada em venda:

4 – Nas Observações da venda deve-se informar a nota a ser referenciada com a data de emissão da mesma.

  • Exemplo: DEVOLUÇÃO REFERENTE A NF “XXXX” EMITIDA EM DD/MM/AAAA
  • Essa observação também pode ser inserida direto no tipo de operação

5 – Feito isso é só concluir a venda e fazer a Nota Fiscal.

6 – IMPORTANTE: Verificar os impostos juntamente com o CFOP, se a nota veio com o IPI e outros impostos deve voltar com os mesmos. Quanto ao CFOP é importante sempre seguir as orientações da contabilidade.

7 – Na aba ICMS, no campo Situação Tributária deve-se colocar a opção “900 – Outros” – se a sua empresa FOR DO SIMPLES NACIONAL. Se a sua empresa FOR DO LUCRO REAL utilizar a opção “90 – Outros”

9 – Ainda nesta aba você pode fazer o preenchimento de impostos referentes a ICMS, sempre sendo fiel às informações da nota de entrada

8 – Caso a nota de entrada tenha vindo com IPI, é necessário que este seja destacado. Na aba IPI você também utiliza a opção “99 – Outras Saídas” na Situação Tributária e preenche os impostos

10 – Depois de os impostos e as devidas descrições preenchidos, você deverá colocar a “Chave da nota a ser referenciada”

11 –  Por fim, você pode pré-visualizar a nota para conferir as informações estando tudo ok, basta fazer o envio. 

 

Tem alguma dúvida ou pergunta a respeito de fazer uma devolução?

Chama a gente no Chat que temos o prazer em te atender.

www.nxfacil.com.br

😉