As datas festivas são sempre importantes para o comércio, por seu potencial de aumentar as vendas com a compra de presentes. Com o Dia dos Pais, isso não é diferente: a primeira data comercial do segundo semestre também é a quarta mais importante do ano. Com milhões de brasileiros indo às compras na segunda semana de agosto, sua loja precisa estar preparada para receber clientes buscando presentes para pais, padrastos, avós e outras figuras paternas.
Indo direto ao ponto, nossa primeira dica para sua loja vender mais no Dia dos Pais é buscar informações: saber o que os clientes buscam nessa data e entender o que motiva as compras é muito importante para preparar seu estoque e oferecer um bom atendimento.
Dito isso, você sabia que o Brasil é um dos únicos países do mundo que comemora essa data no segundo domingo de agosto? O outro é a Samoa, um pequeno arquipélago no Pacífico. E a origem da data, ao menos em nosso país, é realmente comercial.
Nos Estados Unidos, o Dia dos Pais começou a ser comemorado no início do século XX. Uma senhora que perdeu a mãe cedo e foi criada apenas por seu pai questionou a existência do Dia das Mães sem que houvesse um equivalente para os homens. Ela propôs uma comemoração em sua igreja, no dia do aniversário de seu pai: 19 de junho.
Ao longo das décadas seguintes, a comemoração se espalhou por todo o país, até ganhar um lugar oficial no calendário. Nos EUA — e em mais 70 países — o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Já em países de forte tradição católica, como Portugal, a festa ocorre junto com o Dia de São José, em 19 de março.
Mas então, por que os brasileiros escolheram o segundo domingo de agosto? Bom… Para ter mais uma data comercial e atrair anunciantes para esse início de segundo semestre, onde não há muitos impulsos às vendas. A ideia foi de um diretor do jornal e rádio Globo, no início dos anos 1950. Nas décadas seguintes, a data se consolidou no calendário comercial.
Até hoje, ela não tem a mesma importância para o comércio que o Dia das Mães — que perde apenas para o Natal em faturamento. Mas ela é sim uma das sazonalidades mais importantes do ano, disputando o quarto lugar em faturamento com o Dia das Crianças. Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas em 2023 apontou que 110 milhões de brasileiros vão às compras nessa data, com potencial para movimentar mais de 26 bilhões de reais na economia.
Então, se você deseja aproveitar o Dia dos Pais para vender mais, fique de olho nas dicas e informações que vamos compartilhar nesse artigo.
Quais os principais presentes para o Dia dos Pais?
Um dos pontos mais importantes para se preparar o Dia dos Pais é entender o que os clientes pensam sobre essa data — e quais são os artigos mais buscados nas lojas. Uma pesquisa realizada pela Globo em 2024 apontou que 53% das pessoas querem presentear alguém no segundo domingo de agosto. 30% das pessoas vão presentear mais de uma pessoa.
Os primeiros presenteados são os pais ou homens que criaram a pessoa, mas os namorados e esposos, além dos sogros, também costumam ser lembrados nessa data. Isso nos indica que há presentes de Dia dos Pais para todos os perfis, dos mais tradicionais aos mais modernos.
34% dos entrevistados na pesquisa da Globo descreveram seu pai como tradicional, mas há 18% que define os pais como trabalhador e 15% como alguém que defende a educação. Já os pais aventureiros são 10%, os modernos são 8%, os vaidosos são 7% e os geeks/nerds 6%.
Ou seja, existem muitos perfis de pais e, portanto, de presentes para o Dia dos Pais. Você precisa promover sua loja e seus produtos da maneira certa como uma alternativa para a data. Veja quais são os produtos que os filhos pretendem dar — e o que os pais queriam ganhar — segundo a pesquisa da Globo:
- Perfumes: 24% dos filhos pretende dar, 21% dos pais quer ganhar;
- Roupas: 17% dos filhos pretende dar, 7% dos pais quer ganhar;
- Calçados: 14% dos filhos pretende dar, 12% dos pais quer ganhar;
- Itens de cuidado pessoal: 8% dos filhos pretende dar, 8% dos pais quer ganhar;
- Celular: 4% dos filhos pretende dar, 13% dos pais quer ganhar;
- Eletrônicos: 4% dos filhos pretende dar, 11% dos pais quer ganhar;
Outro dado interessante dessa pesquisa é que 11% dos filhos pretende oferecer uma refeição especial — e 11% dos pais gostaria de ganhar isso. Isso é uma oportunidade para os bares e restaurantes também faturarem com o Dia dos Pais.
Por fim, você também vai gostar de saber que 68% dos entrevistados pretende comprar seus presentes para o Dia dos Pais em lojas físicas — por mais que o e-commerce seja uma grande concorrência, o varejo físico continua forte nessas datas. 43% das pessoas fará suas compras na semana do Dia dos Pais, mas há uma grande parcela que prefere fazer isso com ao menos uma semana de antecedência. Então, é bom começar a se preparar desde já!
9 dicas práticas para faturar mais no Dia dos Pais
Depois de todas essas informações sobre o Dia dos Pais, é hora de partir para algumas dicas mais práticas para você começar a se preparar. Como dissemos, muitas pessoas gostam de fazer suas compras com alguma antecedência — e mesmo que seus clientes deixem para os últimos dias, é importante começar a chamar a atenção deles desde já.
Pensando nisso, seguem nossas nove dicas, bastante diretas.
1. Lembre-se de que tudo pode ser presente
Como explicamos na seção anterior, há algumas categorias que são as preferidas dos filhos e dos pais. Se você pode oferecê-las na sua loja, ótimo! Mas se você atua em outros segmentos, não significa que você não possa faturar no Dia dos Pais.
Um pet-shop, por exemplo, pode atrair o público de “pais de pet”. Uma cafeteria pode criar kits de cafés especiais para os pais apaixonados pela bebida, assim como as cervejarias. Nas lojas de roupas e calçados, pense em oferecer produtos além do tradicional — há muitos pais mais modernos, com um estilo jovem.
2. Crie kits e pacotes de presente
Os kits de presente sempre têm altas vendas no Dia dos Pais, em todos os segmentos: eles são uma opção simples para agradar esse ente querido com um presente completo.
Então, se você trabalha com perfumes e itens de cuidado pessoal, crie kits com a fragrância, loção pós-barba, desodorante, sabonete e demais produtos. Numa loja de roupas, é possível oferecer o look completo, com calça e camisa. Ou então, um kit com sapato, carteira e cinto. As cervejarias podem oferecer kits de bebidas especiais com algum tira-gosto para acompanhar.
Como você pode ver, as ideias são muitas, então observe o que pode compor os kits em seu estoque e ofereça essas ideias para os clientes.
3. Dê sugestões de presentes
Como mencionamos, existem muitos tipos de pais e os presentes podem ser muito variados para cada um deles. Isso pode fazer com que muitos filhos se sintam indecisos — e você pode ajudá-los destacando sugestões de presente na vitrine da loja ou nos materiais de divulgação.
Uma loja de roupas, por exemplo, pode criar um manequim para cada estilo de pai. Também é possível fazer posts nas redes sociais, em dias diferentes, com uma dica de presente diferente para cada tipo de pai. Isso tudo vai ajudar a chamar a atenção para sua loja nessa época.
4. Ofereça vales-presentes
Essa é uma dica muito simples, mas que sempre funciona: muitos filhos não têm tempo para escolher o presente de Dia dos Pais e outros não têm certeza do seu pai realmente quer. Por isso, um vale-presente acaba caindo bem, para que o pai possa retornar e escolher o que ele realmente quer. Além disso, muitos acabam gastando um valor superior ao do vale.
5. Facilite o processo de troca
Algo diretamente relacionado ao item anterior é a necessidade de troca dos presentes, que pode acontecer em muitos casos — pelo tamanho errado, por preferências pessoais… É claro que a loja não é obrigada por lei a trocar nenhum produto que não tenha defeitos, mas é uma gentileza que pode fidelizar o cliente.
Para tornar esse processo mais fácil, inclua cupons de troca nos pacotes de presente, com a data-limite, endereço da loja demais informações que você considere essenciais. Com isso, o presenteado não precisa da nota ou cupom fiscal, mas você também tem mais segurança para realizar as trocas da forma correta.
Além disso, caso alguns produtos não possam ser trocados ou tenham condições para isso — como não abrir o pacote —, fale claramente sobre isso com a pessoa que está comprando.
6. Pense em promoções
É lógico que muitas pessoas estão em busca de presentes nas semanas que antecedem o Dia dos Pais, mesmo que os preços não sejam os melhores do ano. Porém, se você tiver produtos em promoção ou condições especiais de pagamento (como desconto a vista ou possibilidade de parcelamento), isso é útil para convencer o cliente a comprar na sua loja e não em algum concorrente. Então, pense em quais condições você pode oferecer para atrair mais clientes.
7. Faça propagandas de Dia dos Pais
De pouco adianta fazer kits, pensar em promoções, criar sugestões — e seguir todas as outras dicas que trouxemos até aqui — se os seus clientes não sabem disso. Para isso, não há outro caminho que não seja investir em publicidade.
Publique sobre suas promoções de Dia dos Pais nas redes sociais da loja e impulsione essas publicações. Você também pode avisar seus clientes por e-mail e WhatsApp, bem como criar campanhas de Google Ads para atrair quem está buscando presentes para essa data na sua região. Separe uma verba para esses investimentos se você deseja ter um bom retorno.
8. Ofereça todas as formas de pagamento
De acordo com a pesquisa da Globo, que citamos anteriormente, as pessoas planejam gastar entre R$ 101 e 200 no presente de Dia dos Pais, em 2024. Esse valor será pago no PIX para 31% das clientes que vão comprar em lojas físicas. Outra grande parcela pretende utilizar seu cartão: 24% no crédito parcelado, 17% no débito e 15% no crédito a vista.
Sendo assim, sua loja deve estar preparada para oferecer os principais meios de pagamento eletrônicos que os clientes gostam de utilizar. Para isso, é essencial ter uma maquininha de cartão, mas também é interessante contar com um sistema que lhe ajude a processar as vendas de forma mais eficiente.
9. Prepare-se para o aumento da demanda
Para finalizar as dicas (e o artigo), o último conselho é que você se prepare para o aumento de demanda, especialmente na semana que antecede o Dia dos Pais. Então mantenha o pessoal bem treinado e, se necessário, contrate temporários. Você não quer que seus clientes fiquem esperando por horas para comprar um presente, não é mesmo?
Outro caminho é otimizar seu atendimento com a ajuda da tecnologia. Com um bom sistema ERP, você consegue processar as vendas e realizar pagamentos com mais rapidez — fazendo com que sobre mais tempo para atender mais clientes, com o mesmo pessoal. Além disso, há várias outras soluções de automação comercial que você pode utilizar para otimizar o trabalho da sua equipe.
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